PARAIBA.COM.BR
Os pacientes internados em um dos hospitais da Unimed João Pessoa bem como seus familiares e acompanhantes devem ficar atentos às tentativas de golpes que têm acontecido por criminosos utilizando o nome do plano de saúde.
A Unimed João Pessoa esclarece que não realiza ligações telefônicas ou envio de mensagens de texto por aplicativos de celular ou e-mails, pedindo dinheiro para a cobertura de exames e procedimentos aos quais os planos de saúde não cobririam e seriam essenciais para o tratamento dos seus beneficiários.
Nos hospitais próprios da Unimed JP – Alberto Urquiza Wanderley, Hospital Pediátrico e Hospital Medical Unimed – não há a prática de pedir depósitos em dinheiro por telefone ou outros meios de mensagens eletrônicas aos parentes de pacientes ou seus acompanhantes.
Quando é necessário algum tipo de contato com os parentes de pacientes internados, a ligação é feita através de uma chamada identificada e o cliente é convidado a comparecer a um dos hospitais para tratar do assunto pessoalmente. O atendimento será realizado por um colaborador fardado e com crachá da Unimed João Pessoa.
“As conversas são sempre presenciais. Em relação aos pacientes em UTI, todas as informações e necessidades dos pacientes são tratadas pessoalmente com os familiares, nos horários das visitas ou em outros horários. Mas, reforçamos que os detalhes são tratados sempre de forma presencial, através da equipe do Serviço Social dos hospitais”, orientou a gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Yuzeth Brilhante.
SEGURANÇA
Para evitar que pacientes caiam em golpes dessa natureza, desde 2017, a Unimed JP adotou algumas medidas nos hospitais próprios. O hospital entrega um documento ao paciente internado, ou aos seus familiares, sinalizando que faz não ligação para tratar de assuntos financeiros.
Além disso, as equipes de enfermagem, serviço social e hotelaria também reforçam o alerta diariamente, de forma verbal, com os pacientes e seus acompanhantes.
AVISO A FAMILIARES
Para ampliar a divulgação sobre a golpe, a orientação é que a pessoa que tenha um parente internado em Unidade de Tratamento Intensivo, apartamento ou acomodação dupla, avise a todos os seus familiares e amigos de que o hospital não fará contato telefônico pedindo dinheiro em espécie, depósito ou transferência bancária, mesmo que a internação seja particular e não pelo plano de saúde. Todo o contato é realizado pessoalmente.
Caso a família passe por essa situação, deve procurar o Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente para saber como proceder. Se preferir, o contato pode ser feito pelos telefones 2106-0257 ou 8399144-9810 (WhatsApp).