Paraíba

UFPB oferta 19 vagas para doutorado e 15 para mestrado em Fonoaudiologia

UFPB oferta 19 vagas para doutorado e 15 para mestrado em Fonoaudiologia


PARAIBA.COM.BR

O Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia (PPGFON) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o preenchimento de 15 vagas de mestrado e 19 vagas de doutorado, para ingresso no período 2026.1. As inscrições vão até o dia 22 de outubro.

O PPGFON é um programa associado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), que tem como objetivo geral capacitar recursos humanos para atuação qualificada na prática do ensino superior, na atuação profissional e em atividades de pesquisa relacionadas aos aspectos funcionais e aos componentes do processo de reabilitação em Fonoaudiologia.

Das 15 vagas para o mestrado, 12 se destinam à ampla concorrência, enquanto três serão destinadas a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência ou que pertençam a povos e comunidades tradicionais (reserva para ações afirmativas). Para o mestrado, poderão se candidatar pessoas graduadas em Fonoaudiologia ou áreas afins.

Já para o doutorado são oferecidas 19 vagas, sendo 15 para ampla concorrência e quatro reservadas para ações afirmativas. Podem se candidatar portadores de diploma de graduação e mestrado em Fonoaudiologia ou áreas correlatas.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A taxa de inscrição tem o valor de R$85,93, com pagamento a ser realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Tanto o mestrado quanto o doutorado serão conduzidos na área de concentração “Aspectos funcionais e Reabilitação em Fonoaudiologia” com duas linhas de pesquisa: 1- voz e funções orofaciais: aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação, e 2- desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem.

No ato da inscrição, o candidato poderá indicar o nome de até dois docentes do Programa com quem teria interesse em trabalhar. O corpo docente permanente do PPGFON que oferecerá vagas neste processo seletivo e as respectivas linhas de pesquisa estão disponíveis em quadro informativo disponível no edital de cada seleção.

As etapas do processo seletivo incluem Análise do currículo Lattes e Arguição do pré-projeto de pesquisa.

Em virtude da integração do programa entre as três universidades, os candidatos devem estar cientes da possibilidade de atividades presenciais obrigatórias em qualquer uma das instituições. As disciplinas serão ofertadas em regime semestral, sendo que parte das disciplinas será oferecida na UFPB, parte na UFRN, bem como na UNCISAL, de acordo com programação e modelo de oferta divulgado no ato da matrícula, semestralmente.

Será permitido o remanejamento de candidatos entre as instituições associadas, na hipótese de uma das instituições não obter candidatos aprovados suficientes para preencher todas as vagas.

O resultado do processo seletivo está previsto para 12 de dezembro e o início do curso para o dia 6 de abril de 2026.

Eventuais dúvidas sobre a seleção podem ser esclarecidas pelo e-mail ppgfon@ccs.ufpb.br, ou presencialmente no Departamento de Fonoaudiologia no Campus I da UFPB, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 16h.