RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
O Miss Brasil Mundo 2026 entra para a história devido a uma participação inédita: Tainá Marrirú, primeira mulher indígena a disputar o título nacional.
Do povo Karajá e natural de Aldeia de Santa Isabel do Morro, localizada na Ilha do Bananal, em Tocantins, Tainá Marrirú é formada em Educação Física e atua como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Além disso, é atleta e treinadora de vôlei.
A Miss Tocantins participa de concursos de beleza desde os 16 anos. Em 2019 representou o Brasil no Miss Teen Mesoamérica Internacional, ficando em terceiro lugar.
Ela conta que já passou por diversas situações de discriminação durante esta trajetória em busca da afirmação de sua identidade.
“Preconceito é duro, mas a gente tem que pensar a todo instante que nós não somos vítimas dessas histórias. Nós somos nossos protagonistas”.
No campo da pesquisa, o trabalho de Tainá Marrirú tem foco na prevenção do suicídio indígena, utilizando a Educação Física como ferramenta de promoção da saúde mental. A partir desses estudos, ela criou o Projeto Ahãdu, iniciativa voltada ao cuidado físico e emocional de crianças indígenas, integrando esporte, identidade cultural e bem-estar.
O Miss Brasil Mundo 2026 acontece de 28 a 31 de janeiro, em Brasília.


