Paraíba

Romaria da Penha reúne meio milhão de fiéis, em João Pessoa

Romaria da Penha reúne meio milhão de fiéis, em João Pessoa


PARAIBA.COM.BR

A edição de 2025 da Festa da Penha, acompanhada da tradicional Romaria da Penha, reuniu quase 500 mil devotos nas ruas de João Pessoa, em uma demonstração de fé e reverência a Nossa Senhora da Penha, na noite do último sábado (29). O trajeto de 14 km teve início na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe.

Após a concentração às 22h, os participantes iniciaram a caminhada pela Avenida João Machado, passando pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Considerada a maior celebração religiosa da Paraíba, a Romaria mantém uma tradição de mais de dois séculos. Nas edições recentes, incluindo esta 262ª, também integrou a programação o evento Romeirinhos, realizado no sábado anterior (22), com um percurso de 5 km.

Uma operação formada por 120 agentes de trânsito orientou pedestres e motoristas sobre interrupções e rotas alternativas ao longo do caminho.

Tradição

A peregrinação em homenagem a Nossa Senhora da Penha teve início em 1763, quando o português Sílvio Siqueira fez uma promessa à mãe de Jesus. Ele e a tripulação de sua embarcação enfrentavam uma forte tempestade no litoral paraibano e pediu proteção para atracar em segurança. Após alcançar a graça, construiu uma capela no local onde desembarcou — a antiga Praia de Aratú, posteriormente renomeada como Praia da Penha.

A Romaria da Penha ocorre anualmente no quinto fim de semana que antecede o Natal, quando, para os católicos, encerra-se o ano litúrgico. Os fiéis partem da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguaribe, e percorrem os 14 km até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde é celebrada uma missa.