PARAIBA.COM.BR
A Reforma Tributária, já aprovada no Congresso e em fase de regulamentação, está prestes a redesenhar o ambiente de negócios no Brasil. Para discutir essas transformações, João Pessoa sediará, no próximo dia 27 de agosto, às 19h, no auditório do Sinduscon-PB, o Fórum de Debates sobre os Impactos da Reforma Tributária nas Empresas.
O evento, gratuito e aberto ao público, é uma iniciativa da Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON), da Academia Paraibana de Direito (APD) e da Academia das Letras dos Militares Estaduais da Paraíba (ALMEP), com apoio de diversas entidades e parceiros estratégicos. A proposta é reunir especialistas de diferentes áreas para debater as consequências práticas da Reforma para empresários, contadores, economistas, administradores e gestores públicos.
Entre os debatedores confirmados estão Francisco Leite (auditor-fiscal e professor), Roberto Cavalcanti (contador e advogado, especialista em direito tributário e incorporações), Saulo Medeiros (advogado tributarista, professor e escritor) e Joseane Targino (contadora e especialista em direito tributário e inteligência fiscal).
“A Reforma Tributária representa uma transformação estrutural do modelo econômico-tributário brasileiro, com potencial de reduzir a regressividade fiscal e simplificar o sistema. Mas, no curto prazo, pode gerar até um cenário de caos, durante a transição em que os dois sistemas vão coexistir”, avalia o advogado e tributarista Saulo Medeiros.
Na prática, setores como serviços e construção civil deverão sentir os primeiros impactos. “O setor de serviços poderá ver sua carga tributária mais que dobrar, enquanto a construção civil passará a recolher tributos na comercialização de imóveis, o que exigirá ajustes de planejamento e competitividade”, reforça Medeiros.
Já para o professor e especialista em contabilidade Joubert Jerônimo Leite, o desafio será também tecnológico. “A implementação da Reforma exigirá novos sistemas e reestruturação dos já existentes, com impactos diretos nas áreas contábil, financeira e de compliance. O período de testes, previsto para começar em 2026, será crucial para adaptação das empresas”, explica.
Além disso, questões locais também estão em jogo. “A definição das alíquotas de referência e padrão pelo Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) é um desafio que envolve não apenas Estados e Municípios, mas todo o país”, pontua Joubert.
Com formato de palestra e mesa-redonda, o Fórum será um espaço de diálogo estratégico para quem precisa se preparar para as mudanças que já batem à porta. Parceiros como Farol Paraíba, Sinduscon-JP, Fórum Celso Furtado, Sincontábil, Sescon-PB, CRC-PB, Corecon-PB e Aspecont se somam à iniciativa.
O evento também conta com patrocínio da Sicredi (patrocinadora principal), do Hospital Napoleão Laureano, Uniesp e do Centro de Estudos Mário Kroeff (CEMAK), além do apoio cultural das Academias dos Imortais da Paraíba, que reforçam a relevância do debate: Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Academia Paraibana de Ciências Econômicas, Academia de Ciências da Administração, Academia de Letras e Artes de Sapé e Academia Paraibana de Poesias.
“Mais do que um debate, será uma oportunidade de compreender, trocar experiências e antecipar soluções diante da Reforma Tributária que vai moldar o futuro dos negócios no Brasil”, destacam os organizadores.
Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.
O post Reforma Tributária pode mudar regras do jogo para empresas: Fórum em João Pessoa discute estratégias apareceu primeiro em paraiba.com.br.