Paraíba

Psicóloga “ganha” novo coração e volta mais rápido à rotina com protocolo que acelera recuperação

Psicóloga “ganha” novo coração e volta mais rápido à rotina com protocolo que acelera recuperação


PARAIBA.COM.BR

Em maio desse ano, a psicóloga Thamara Lucena começou a luta pela vida. Durante a segunda gestação, ela foi diagnosticada com miocardiopatia periparto ou puerperal, uma cardiopatia rara e grave. A doença deixava o coração mais fraco, o que resultou na realização de um parto prematuro e na necessidade de um transplante cardíaco. No dia 25 de novembro, o novo órgão chegou e Thamara teve a esperança renovada.

Após o procedimento, realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em uma semana a psicóloga já estava em casa. A recuperação rápida e segura só foi possível graças ao Protocolo Eras, adotado no hospital, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.

O Eras é um conjunto de práticas utilizadas antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos, que reduz o tempo de internação e possibilita o restabelecimento mais rápido da saúde dos pacientes. “Tive uma alta muito rápida, principalmente da UTI. Quando eu digo que passei por um transplante de coração e já estou retomando minhas atividades, ninguém acredita”, conta Thamara, de 31 anos. “Eu não tinha mais qualidade de vida, mas nunca perdi as esperanças e a fé. Graças a esse protocolo e a toda a equipe, minha saúde foi recuperada e pude voltar rápido para minha família”, comemora.

Referência para outros estados

Assim como Thamara Lucena, outras 199 pessoas já foram beneficiadas, em dois anos, com o Protocolo Eras. Na tarde de terça-feira (23), a psicóloga e outros pacientes acompanhados pelo Protocolo Eras se reuniram no Hospital Alberto Urquiza para celebrar a vida e o Natal. Foi um momento, sobretudo, para agradecer.

“Hoje é um dia de celebração, gratidão e renascimento. Celebramos o cuidado com o outro e a conquista de quase 200 pacientes submetidos a cirurgias cardíacas com o Protocolo Eras”, declarou o cirurgião cardiovascular e idealizador da implantação do Eras no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Maurílio Onofre Deininger. “Esse não é só um número. Representa histórias e famílias impactadas, compromisso e irmandade”, disse.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, destacou a relevância da implantação desse protocolo para a evolução do tratamento de pacientes cardiopatas. “Com o Protocolo Eras, o Hospital Alberto Urquiza mais uma vez é pioneiro em trazer inovações na saúde na Paraíba. Tanto é que estamos levando esse modelo de assistência como referência para tratamento de pacientes cardíacos em hospitais de outros estados”, disse Gualter Ramalho.

Segurança do paciente

O sucesso na recuperação rápida e eficaz dos pacientes atendidos com o protocolo Eras (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery”) se deve ao acompanhamento realizado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, profissionais de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Os cuidados disponibilizados antes, durante e após as cirurgias são comprovados cientificamente e priorizam a segurança do paciente, reduzindo riscos de infecção hospitalar em virtude do menor tempo de internação.