PARAIBA.COM.BR
Alinhar e direcionar as ações antes e durante a Black Friday (que se realiza no final de novembro), bem como os procedimentos da realização das pesquisas dos produtos mais procurados durante a megapromoção foram temas de reunião realizada na sede do Procon Estadual, nesta quarta-feira (6). O encontro contou com a presença de representantes do Ministério Público e dos Procons de João Pessoa e das cidades de Campina Grande, Cabedelo, Esperança, Uiraúna e Areia.
Um dos pontos acertados no encontro foi que cada Procon deve elaborar sua própria planilha de preços dos produtos que serão pesquisados e efetivamente fiscalizados, uma forma de garantir um leque mais amplo de informações.
O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Junior Pires, explica que o Procon-PB vai elaborar uma tabela com os itens prioritários a serem fiscalizados, com recomendação que as cidades sigam o mesmo modelo para posterior feitura de planilha unificada com dados padronizados e representativos em âmbito estadual.
Planilha matriz – A reunião definiu, ainda, que os Procons estadual, o de João Pessoa, de Campina Grande e de Cabedelo farão monitoramento de pesquisas de preços de itens a serem compartilhado até a data do dia 15 de agosto, com a matriz da planilha do que será pesquisado no pré-evento Black Friday.
Datas – Para as pesquisas virtuais, ficou acertado que ocorrerão em setembro (dias 2, 9, 16, 23 e 30); outubro (dias 7, 14, 21 e 28) e novembro nos dias 4, 11, 18 e 25. Já as pesquisas físicas terão as seguintes datas: setembro (dias 3, 10, 17 e 24), outubro (1º, 08, 15, 22 e 29) e novembro nos dias 5, 12, 19 e 26. Caso haja um feriado, será antecipado ou postergado em um dia conforme deliberação do grupо.
Nota técnica – De acordo com a ata da reunião, também foi definido que o Ministério Público Estadual fica encarregado de fazer o esboço de uma Nota Técnica, com todos os Procons presentes devendo encaminhar perguntas para a elaboração do documento até o dia 20 de agosto.
Junior Pires aponta que outro ponto importante da reunião foi o ajuste da análise de processos das Blacks Fridays anteriores para verificação dos principais pontos questionados pelas empresas autuadas, uma forma de embasar a elaboração da Nota Técnica.