PARAIBA.COM.BR
As prefeituras vencedoras do Prêmio Band Cidades Excelentes – Etapa Paraíba 2025 celebraram, neste fim de semana, o reconhecimento pelos resultados de destaque na gestão pública. A cerimônia, realizada na noite da sexta-feira (31), no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, foi promovida pelo Sistema Arapuan de Comunicação, em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila.
Divididas em três categorias populacionais — até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes —, as prefeituras foram avaliadas em seis pilares fundamentais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Durante o evento, o presidente do Sistema Arapuan de Comunicação, João Gregório, ressaltou que a premiação é uma forma de incentivar o compromisso com a boa gestão. “Espero que esses prefeitos premiados continuem cuidando melhor da saúde, educação e infraestrutura de seus municípios. O zelo pelo bem público é o que garante que continuem sendo reconhecidos”, afirmou.
Já o CEO do Sistema Arapuan, Daniel Nobre, destacou o papel da parceria com o Grupo Bandeirantes. “A TV Arapuan se orgulha em valorizar o trabalho sério e comprometido dos gestores paraibanos. Essa premiação é um reconhecimento, mas também uma inspiração para transformar realidades com boa gestão e foco nas pessoas”, afirmou.
O programa especial com todos os vencedores e momentos da cerimônia será exibido na TV Arapuan no dia 14 de novembro.
Leia mais:
Sistema Arapuan premia prefeitos da Paraíba no Prêmio Band Cidades Excelentes
João Pessoa é a grande vencedora da etapa estadual
Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, João Pessoa foi a grande vencedora da noite, conquistando três primeiros lugares: em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Representando o prefeito Cícero Lucena, o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o resultado reforça o compromisso da capital com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.
“Nos sentimos muito honrados em receber essa premiação. Ela comprova que João Pessoa está no caminho certo, com políticas públicas que realmente transformam a vida das pessoas”, afirmou.
Segundo Silveira, a capital paraibana vem se consolidando como referência nacional em qualidade de vida e sustentabilidade. “Hoje, João Pessoa é reconhecida não apenas como destino turístico, mas como uma cidade que oferece qualidade de vida em todos os aspectos”, completou.
Campina Grande é destaque estadual e avança para a etapa nacional
Também entre os municípios acima de 100 mil habitantes, Campina Grande se consolidou como uma das gestões mais premiadas, conquistando o 1º lugar geral no IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila).
O vice-prefeito Alcindor Villarim recebeu o prêmio representando o prefeito Bruno Cunha Lima. Ele destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho técnico e planejado.
“Campina Grande se destaca por resultados consistentes em todos os pilares de gestão, fruto de um trabalho integrado que prioriza eficiência e inovação”, afirmou Villarim.
A cidade agora avança para a etapa nacional do prêmio, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
Patos conquista primeiro lugar em Saúde e Educação
O município de Patos, também com mais de 100 mil habitantes, foi destaque ao conquistar o 1º lugar em Saúde e Bem-Estar, pelo terceiro ano consecutivo, e o 1º lugar em Educação, pelo segundo ano seguido.
O prefeito Nabor Wanderley comemorou as conquistas e destacou que o reconhecimento valida o trabalho de sua gestão.
“Quando somos premiados em saúde, é porque estamos cuidando das pessoas. E quando vencemos em educação, é sinal de que estamos investindo no futuro das nossas crianças e de Patos”, disse.
Cajazeiras vence em Saúde e Bem-Estar entre cidades de médio porte
Entre os municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, Cajazeiras foi premiada em 1º lugar na categoria Saúde e Bem-Estar, além de figurar entre os três melhores colocados no ranking geral do IGMA.
A prefeita Corrinha Delfino recebeu o prêmio em João Pessoa e comemorou o resultado como fruto de um trabalho coletivo.
“Mesmo no primeiro ano de gestão, estamos colhendo frutos importantes. Esse reconhecimento é resultado da união e da dedicação de toda a nossa equipe”, afirmou.
São José do Sabugi é destaque em Saúde e Bem-Estar entre cidades de pequeno porte
Já entre os municípios com até 30 mil habitantes, São José do Sabugi conquistou o 1º lugar na categoria Saúde e Bem-Estar. O reconhecimento levou em conta indicadores como cobertura da atenção básica, expectativa de vida e investimentos em políticas públicas de saúde.
O prefeito Emanuel Domiciano comemorou o prêmio e destacou o esforço conjunto da equipe.
“Esse resultado é fruto do compromisso e da dedicação de todos que fazem a saúde de São José do Sabugi. São ações que garantem mais qualidade de vida à nossa população”, pontuou.
O município também ficou entre os finalistas no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), reforçando o bom desempenho administrativo.
Etapa nacional será em dezembro, em Brasília
As cidades vencedoras da etapa Paraíba agora seguem para a fase nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, que será realizada em 15 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
Considerado o “Oscar da gestão pública brasileira”, o prêmio reconhece as administrações municipais que mais se destacam em resultados concretos, boas práticas e inovação em políticas públicas.
Vencedores por categoria
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
-
Até 30 mil habitantes: Picuí – José Ranieri
-
30 mil a 100 mil habitantes: Queimadas – Delúsia Barros
-
Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa – Cícero Lucena
Educação
-
Até 30 mil habitantes: Água Branca – Marluce Veras
-
30 mil a 100 mil habitantes: Monteiro – Ana Paula Barbosa
-
Acima de 100 mil habitantes: Patos – Nabor Wanderley
Saúde e Bem-Estar
-
Até 30 mil habitantes: São José do Sabugi – Emanuel Domiciano
-
30 mil a 100 mil habitantes: Cajazeiras – Corrinha
-
Acima de 100 mil habitantes: Patos – Nabor Wanderley
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
-
Até 30 mil habitantes: Várzea – Paulo Nóbrega
-
30 mil a 100 mil habitantes: Guarabira – Léa Toscano
-
Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa
Sustentabilidade
-
Até 30 mil habitantes: Pilõezinhos – Marcelo Matias
-
30 mil a 100 mil habitantes: Cabedelo – André Coutinho
-
Acima de 100 mil habitantes: Campina Grande – Bruno Cunha Lima
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
-
Até 30 mil habitantes: Coxixola – Nelsinho Honorato
-
30 mil a 100 mil habitantes: Cabedelo – André Coutinho
-
Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa
IGMA Geral
-
Até 30 mil habitantes: Santa Luzia – Henry Lira
-
30 mil a 100 mil habitantes: Guarabira – Léa Toscano
-
Acima de 100 mil habitantes: Campina Grande – Bruno Cunha Lima






