Paraíba

Prefeitura amplia oferta de atividades físicas gratuitas para estimular qualidade de vida em João Pessoa

Prefeitura amplia oferta de atividades físicas gratuitas para estimular qualidade de vida em João Pessoa


PARAIBA.COM.BR

A Prefeitura de João Pessoa oferta, diariamente, atividades físicas gratuitas para a população como forma de estimular a qualidade de vida dos pessoenses. É o caso do programa ‘Saúde em Movimento’, que já beneficia mais de 5 mil pessoas. A iniciativa é executada em 33 polos na Capital, distribuídos em 23 praças, unidades de saúde da família (USFs), centros de treinamento, Centro Cultural de Mangabeira e em parques como o Parque Parahyba I, II e III, no bairro do Bessa, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

“Com a proximidade do fim do ano, a gente percebe um aumento na procura pelas atividades do Saúde em Movimento. Muitos querem encerrar o ano cuidando da saúde e do bem-estar, e aproveitam as aulas do programa para manter uma rotina ativa antes das festas e do recesso. É um momento em que reforçamos a importância de manter o corpo em movimento e de iniciar o novo ano com mais disposição e qualidade de vida”, reforça o coordenador do programa, Nicolas Travassos.

A professora de Educação Física, Morgania Priscila, ministra aulas pelo programa ‘Saúde em Movimento’ na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, para cerca de 200 pessoas – somadas as turmas da manhã e da tarde – a maior parte formada por mulheres. Ela garante que a prática da atividade física regular, somado a alimentação saudável e a boas noites de sono resultam numa melhor qualidade de vida para os praticantes.

“A gente observa que as pessoas têm uma melhoria no condicionamento físico, na força muscular e no equilíbrio. Algumas pessoas chegam aqui um pouco tontas, desequilibradas e, com o tempo, conseguem se equilibrar melhor”, ressalta. Para além da atividade física, a socialização entre os participantes também é considerada importante. “Os alunos começam a fazer aula coletiva e ampliam o ciclo de amizade e essa socialização é muito importante, porque além da melhoria física, melhora o emocional, mental e social”, destacou.