RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Uma pesquisa inédita pretende mapear todas as ações, iniciativas e artistas envolvidos no movimento hip hop no país.
A plataforma Construção Nacional do Hip-Hop, que reúne artistas do movimento aqui no Brasil, está realizando a pesquisa Mapeamento do Hip-Hop Brasileiro. Até o dia 30 de agosto, hip hoppers de todos os estados podem acessar o formulário disponível no instagram da iniciativa e preencher os dados solicitados.
A pesquisa abrange todas as expressões da cultura hip hop, como música, dança e artes visuais, entre outras, valorizando a pluralidade e a riqueza do movimento. O objetivo inicial é que o levantamento forneça um desenho de agentes, coletivos e entidades que atuam nesta cena cultural, explicando quem são, onde estão localizados e quais projetos realizam.
O departamento de marketing da coalizão vai fazer a triagem e o estudo com metodologia para gerar um documento com os resultados, que será divulgado a toda a sociedade. A iniciativa pretende entregar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um dossiê com o mapeamento das ações da cultura hip hop no Brasil, com o objetivo de obter também o reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do país.
Além da disseminação e apoio a projetos que fortalecem a cultura urbana do movimento, a coalizão busca junto ao Instituto Brasileiro de Museus a criação de um Museu Nacional da Cultura Hip-Hop e o reconhecimento de casas do movimento cultural como pontos de memória. Em paralelo, profissionais da plataforma também apoiam projetos e iniciativas que combatam a pobreza e promovam a equidade racial, social e de gênero.
* Com sonoplastia de Jaílton Sodré.