Paraíba

PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3%, a partir deste mês

PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3%, a partir deste mês


PARAIBA.COM.BR

O Gás Natural canalizado na Paraíba terá uma redução média de R$ 0,1360 por m³, neste mês de agosto. O valor representa um decréscimo de 4,3% na tarifa, o que melhora a competitividade do mercado industrial, residencial, comercial e beneficia os motoristas que utilizam o Gás Natural Veicular (GNV).

A nova tabela tarifária do gás natural apresentada pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás) foi aprovada pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), em portaria publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Com isso, a partir desta quinta-feira, haverá uma redução de 4,5% na tarifa do Gás Natural Veicular (GNV), de 4,9% no Gás Natural Comprimido (GNC), de 7% para o setor comercial, 3,8% para o industrial e 2,4% para o residencial, por exemplo.

O governador João Azevêdo destacou que essa é mais uma medida importante para a economia, para o bolso do consumidor e para estimular a competitividade das empresas instaladas na Paraíba. “Com isso, as empresas poderão reinvestir essa economia na contratação de pessoas, trazendo um benefício importante para a indústria e o comércio, e gerando esse ambiente favorável a atração de novos investimentos” , afirmou João Azevêdo.

De acordo com o diretor presidente da PBGás, Jailson Galvão, a carteira de suprimentos da companhia é composta por três fornecedores do gás recebido na Paraíba, sendo 59% da Petrobras, 34% da Shell e 7% da Galp. Ele destaca a importância da redução do preço para a competitividade do energético e explicou que a nova composição tarifária representa o “mix” obtido a partir dos critérios de cada contrato de suprimento de gás e dos parâmetros da planilha geral de composição.

 

Tabela por segmento

 

Segmento Tarifa Líquida Média
Industrial -3,8%
Cerâmico e Mineração -4,2%
Gás Natural Veicular -4,5%
Gás Natural Comprimido -4,9%
Comercial -7,0%
Residencial -2,4%
Geração Distribuída -4,8%
Poder Público -19,8%
EBVA -4,5%
Média -4,3%