Cultura

Passistas comemoram o Dia do Frevo em Recife

Passistas comemoram o Dia do Frevo em Recife


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

A capital pernambucana celebra nesta segunda-feira (9) o Dia do Frevo.

Uma grande saudação ao ritmo aconteceu no início da manhã, na Praça e Sinal do Derby, um dos pontos mais movimentados de Recife, reunindo várias companhias de dança na Alvorada dos Passistas. Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina embalaram os passos de grupos.

A partir das 15h, é hora do Almoço com o Frevo, que reúne na Praça do Arsenal, no Centro Histórico, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, o Clube de Boneco seu Malaquias, a Cia de Dança Trapiá e a Escola de Frevo do Recife.

Já às 17h, mais de dez agremiações e grupos musicais e de dança irão percorrer o circuito Rio Branco – Arsenal. Dentro da programação estão os blocos Madeira do Rosarinho, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, Passistas de Zenaide Bezerra e Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão.

Às 18h, o palco montado na Praça do Arsenal recebe a Apoteose dos Alegres Bandos, com músicos de mais 6 blocos.


Passista de frevo (divulgação)
Passista de frevo (divulgação)

Passista de frevo (divulgação) – Divulgação

História

A data é celebrada nesta segunda em referência ao trabalho do pesquisador e escritor Evandro Rabello. De acordo com seus estudos, o dia 9 de fevereiro de 1907 foi quando o termo “frevo” apareceu pela primeira vez na imprensa, no Jornal Pequeno, com sede na capital pernambucana.

Além da celebração desta segunda em Recife, o ritmo, que é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e da Humanidade, também é festejado nacionalmente em 14 de setembro, no Dia Nacional do Frevo.

A data escolhida é uma homenagem ao nascimento do jornalista Oswaldo Almeida, considerado o responsável por nomear a manifestação cultural como “frevo”.

O termo surgiu da alteração fonética da palavra “frever”, usada popularmente para descrever a efervescência das ruas durante o carnaval.