PARAIBA.COM.BR
A Agência Nacional de Mineração (ANM) está com inscrições abertas para o cargo de Técnico em Atividades de Mineração, através do Concurso Nacional Unificado (CNU). O edital prevê vagas na Paraíba, além de outros estados do Nordeste. Confira o edital abaixo.
O certame remuneração inicial de R$ 8.053,32 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. A oportunidade é voltada para profissionais com formação técnica em Mineração, Geologia ou Atividades de Mineração, com diploma ou certificado emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre as atribuições do cargo estão o apoio técnico especializado às atividades dos Especialistas em Recursos Minerais, além de funções relacionadas às competências da própria ANM.
O posto está vinculado à Região Nordeste II, que abrange os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Os interessados devem acompanhar os detalhes do edital e demais fases do certame no site oficial da agência ou no portal da banca organizadora.
A seleção será regida pela Lei nº 11.046, de 27 de dezembro de 2004, e suas atualizações.
Resumo
- Cargo: Técnico em Atividades de Mineração
- Descrição do Cargo: exercer atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades
desenvolvidas pelos Especialistas em Recursos Minerais e ao exercício das competências a cargo da Agência Nacional
de Mineração (ANM). - Especialidade: Mineração
- Formação Exigida: Diploma, devidamente registrado, ou certificado de conclusão de curso de Curso Técnico em Mineração ou Técnico em Geologia ou Técnico em Atividade de Mineração fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
- Atividades previstas para a especialidade: realizar atividades voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades desenvolvidas pelos Especialistas em Recursos Minerais e ao exercício das competências a cargo da ANM. Executar outras atividades compatíveis com o cargo e a área de formação.
- Remuneração inicial na data do Edital: R$ 8.053,32.
- Legislação: Lei nº 11.046, de 27 de dezembro de 2004, e alterações posteriores.
- Jornada de Trabalho: 40 horas semanais
- Local de exercício: Região Nordeste II (Paraíba – PB; Pernambuco – PE; Alagoas – AL ou Sergipe – SE).
- Edital: Clique aqui
CNU 2025
A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias – a primeira, de questões objetivas, em outubro, e a segunda, de dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.
Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com a possibilidade de o candidato se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definição de sua lista de preferência pelas vagas.
As provas do CNU 2 serão aplicadas em 228 cidades, das 27 unidades da federação. A lista pode ser consultada no anexo XI do edital de abertura.
A validade do concurso é de 12 meses, contados da data de publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Cronograma previsto do CPNU 2:
- Edital e inscrições: julho de 2025;
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
- Prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025;
- Resultado final: fevereiro de 2026.