RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
O Filme O Agente Secreto já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nas salas de cinema brasileiras. O longa, que estreou no Brasil no dia 6 de novembro, é a produção nacional de maior bilheteria no país em 2025.
A obra do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, estrelada pelo ator Wagner Moura, é o primeiro filme produzido fora do eixo Sul-Sudeste a ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores no Brasil. As informações são da distribuidora Vitrine Filmes e da Ancine, Agência Nacional de Cinema.
O “Agente Secreto” foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A shortlist do próximo Oscar para a categoria será anunciada nesta terça-feira (16). A shortlist é uma pré-lista com 15 filmes de vários países, que avançam na competição após uma primeira rodada de votação dos membros da Academia, antecedendo a seleção final com os cinco longas produzidos fora dos Estados Unidos concorrentes à estatueta
Pelo número de indicações e premiações da crítica, também devem estar na shortlist de Melhor Filme Internacional “A Garota Canhota”, de Taiwan, “Valor Sentimental”, da Noruega, “Sem Outra Escolha”, da Coreia do Sul e “Foi Apenas um Acidente”, do diretor iraniano Jafar Panahi – que estreou por aqui na última quinta-feira. O longa iraniano, mas que representa a França na corrida ao Oscar, venceu a Palma de Ouro de melhor filme na edição 2025 do Festival de Cannes, onde “O Agente Secreto” foi reconhecido nas categorias de melhor direção, para Mendonça, e melhor ator, para Wagner Moura.
O anúncio dos indicados ao Oscar 2026 será em 22 de janeiro, com a cerimônia principal prevista para acontecer em 15 de março.


