PARAIBA.COM.BR
Uma missa em ação de graças foi o primeiro compromisso da programação de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans, para o biênio 2025-2027.
Na manhã desta segunda-feira (01/09) a celebração reuniu, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, na capital, membros e servidores do MPPB, família e amigos do novo PGJ, políticos, representantes de poderes e instituições e outras autoridades. Foi um momento de fé e oração pelo desafio que Quintans tem pela frente e o trabalho do Ministério Público, como instituição importante na defesa dos direitos da sociedade.
O celebrante, padre George, traçou na homilia um paralelo entre comandar o Ministério Público e o sacerdócio. Ele falou de sacrifício e missão. “Na perspectiva bíblica, ninguém se escolhe. Você pode até fazer o que quer, é o livre arbítrio. Mas, em última instância, ninguém se escolhe. Nós somos consequência, resultado de um acontecimento oracional e dialógico. O filho dialoga com o Pai na moção do Espírito Santo, e é Ele que escolhe. Que todos possam viver de forma digna, conforme a vocação que Ele determinou.” E pediu ao novo gestor do MPPB que trilhe seu caminho com o pensamento na defesa dos pobres e dos oprimidos.
No fim, Leonardo Quintans agradeceu aos presentes. Emocionado, falou do trabalho que tem a fazer: “essa missão que foi posta pelas mãos dos homens, mas que foi, na verdade, entregue e abençoada por Deus. É esse pedido que faremos todo dia: que Jesus nos ilumine, nos dê sabedoria, força, fé e a coragem e integridade necessárias para que a gente possa, por meio dessa missão, ser instrumento do bem, instrumento Dele aqui na Terra.” O novo procurador-geral de Justiça encerrou o breve discurso com um pedido de orações a todos para que ele possa, à frente do MPPB, trabalhar pelo bem dos paraibanos.
A programação segue no fim da tarde, com a solenidade de posse, às 17h, no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa. A cerimônia terá transmissão pelo canal do youtube do Ministério Público: youtube.com/@canalmppb.
Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que comandou o MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. O novo PGJ foi o mais votado na eleição de 31 de julho deste ano, quando foi escolhida a lista tríplice. A nomeação de Quintans foi anunciada pelo governador João Azevedo em 6 de agosto e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (07/08), sob o Ato Governamental nº 2.556.
Quem é o novo PGJ:
Leonardo Quintans Coutinho
Bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Tem 44 anos. Nasceu em João Pessoa, filho dos servidores públicos paraibanos Napoleão de Oliveira Coutinho (in memoriam) e Maria do Socorro Quintans Coutinho.
Foi servidor concursado do IFPB entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013.
Ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção). Atualmente é 1º promotor de Justiça de Sapé e atuava na assessoria técnica da procuradoria-geral de Justiça.
Para o biênio 2023-2025, à frente do MPPB, Leonardo Quintans tem destacado como uma das principais metas, o combate à corrupção e ao crime organizado na Paraíba.