Paraíba

Missa em ação de graças marca início da nova gestão no MPPB

Missa em ação de graças marca início da nova gestão no MPPB


PARAIBA.COM.BR

Uma missa em ação de graças foi o primeiro compromisso da programação de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans, para o biênio 2025-2027.

Na manhã desta segunda-feira (01/09) a celebração reuniu, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, na capital, membros e servidores do MPPB, família e amigos do novo PGJ, políticos, representantes de poderes e instituições e outras autoridades. Foi um momento de fé e oração pelo desafio que Quintans tem pela frente e o trabalho do Ministério Público, como instituição importante na defesa dos direitos da sociedade.

O celebrante, padre George, traçou na homilia um paralelo entre comandar o Ministério Público e o sacerdócio. Ele falou de sacrifício e missão. “Na perspectiva bíblica, ninguém se escolhe. Você pode até fazer o que quer, é o livre arbítrio. Mas, em última instância, ninguém se escolhe. Nós somos consequência, resultado de um acontecimento oracional e dialógico. O filho dialoga com o Pai na moção do Espírito Santo, e é Ele que escolhe. Que todos possam viver de forma digna, conforme a vocação que Ele determinou.” E pediu ao novo gestor do MPPB que trilhe seu caminho com o pensamento na defesa dos pobres e dos oprimidos.

No fim, Leonardo Quintans agradeceu aos presentes. Emocionado, falou do trabalho que tem a fazer: “essa missão que foi posta pelas mãos dos homens, mas que foi, na verdade, entregue e abençoada por Deus. É esse pedido que faremos todo dia: que Jesus nos ilumine, nos dê sabedoria, força, fé e a coragem e integridade necessárias para que a gente possa, por meio dessa missão, ser instrumento do bem, instrumento Dele aqui na Terra.” O novo procurador-geral de Justiça encerrou o breve discurso com um pedido de orações a todos para que ele possa, à frente do MPPB, trabalhar pelo bem dos paraibanos.

A programação segue no fim da tarde, com a solenidade de posse, às 17h, no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa. A cerimônia terá transmissão pelo canal do youtube do Ministério Público: youtube.com/@canalmppb.

Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que comandou o MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. O novo PGJ foi o mais votado na eleição de 31 de julho deste ano, quando foi escolhida a lista tríplice. A nomeação de Quintans foi anunciada pelo governador João Azevedo em 6 de agosto e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (07/08), sob o Ato Governamental nº 2.556.

Quem é o novo PGJ:

Leonardo Quintans Coutinho

Bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Tem 44 anos. Nasceu em João Pessoa, filho dos servidores públicos paraibanos Napoleão de Oliveira Coutinho (in memoriam) e Maria do Socorro Quintans Coutinho.

Foi servidor concursado do IFPB entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013.

Ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção). Atualmente é 1º promotor de Justiça de Sapé e atuava na assessoria técnica da procuradoria-geral de Justiça.

Para o biênio 2023-2025, à frente do MPPB, Leonardo Quintans tem destacado como uma das principais metas, o combate à corrupção e ao crime organizado na Paraíba.