PARAIBA.COM.BR
É possível passar pela menopausa com leveza, saúde e qualidade de vida. Além do acompanhamento médico especializado, é importante cuidar da alimentação, praticar atividade física e ter o apoio da família. No episódio do Sem Contraindicação desta semana, o videocast da Unimed João Pessoa, as médicas convidadas dão algumas orientações para as mulheres se preparem por essa fase da vida mantendo-se ativas e mais confiantes.
Calores, fadiga, falta de libido e insônia estão entre os sintomas clássicos da menopausa. No entanto, a fase que antecede esse período, a chamada perimenopausa, já sinaliza situações de alerta para as mulheres, como explica a ginecologista Aline Camelo. “Ela já não tem tanta concentração, o sono já não começa a ser tão pleno quanto antes, começa a ter despertares, ela começa a esquecer algumas coisas, ter lapsos de memória. Isso tudo também faz parte da menopausa em si, mas, nesse período de transição, pode acontecer”, disse a médica.
Ao identificar alguns desses sintomas, que se refletem na mudança do corpo, como dificuldade em perder peso ou até mesmo engordar com mais facilidade, é importante que a mulher busque o acompanhamento de um ginecologista. A prescrição do melhor tratamento, que pode incluir terapia hormonal, aliada a outras recomendações, como a prática regular de atividade física podem atenuar os sintomas da menopausa. “[Ela] vai chegar na menopausa muito enriquecida. É uma paciente que vai sofrer menos. [Esses hábitos] têm um benefício importante na cognição. Ela vai chegar nos seus 48, 50 anos com equilíbrio, em atividade, de estar se comunicando. Isso vai fazer com que até alguns sintomas da menopausa passem despercebidos”, esclareceu a ginecologista Ana Lúcia Gomes.
As médicas ainda reforçaram a importância do apoio da família à mulher durante a fase da menopausa, compreendendo que é uma fase de mudanças que reflete no relacionamento familiar.
EPISÓDIOS SEMANAIS
Com apresentação de Linda Carvalho, o “Sem Contraindicação” é produzido pela Comunicação da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube (https://youtu.be/JNjoFqcK4xA?si=lnHwq7qOWbFbpgX3) e no Spotify (https://open.spotify.com/episode/2PKRl9YxJjjmCj8dpqApvB?si=6eb89435c5364f4d).
Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva para o videocast. Por esse canal, também é possível interagir e enviar sugestões de pautas para a equipe responsável pela produção.