Paraíba

Mais três municípios do Sertão da Paraíba recebem mutirões de documentação da trabalhadora rural

Mais três municípios do Sertão da Paraíba recebem mutirões de documentação da trabalhadora rural


PARAIBA.COM.BR

Os mutirões itinerantes do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais realizaram, esta semana, 844 atendimentos em mais três municípios do Sertão da Paraíba: São João do Rio do Peixe, Riacho dos Cavalos e Lagoa. Durante todo o dia, a população destes municípios pôde obter documentos pessoais, como Carteira de Trabalho Digital, Registro Geral (RG) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de orientações sobre programas de assistência social e outras políticas públicas federais, estaduais e municipais.

Na terça-feira (18), a equipe do mutirão esteve em João do Rio do Peixe, na Escola Municipal José Gonçalves da Silva; no dia seguinte, na quarta-feira (19), foi a vez da população de Riacho dos Cavalos participar do mutirão na Escola Municipal Josefa Olindina; e, na quinta-feira (20), o mutirão aconteceu no ginásio de esportes do município de Lagoa.

Esta foi a quarta rodada de mutirões itinerantes do Programa este ano na Paraíba, que já beneficiou, em janeiro, a população de outros seis municípios do Sertão da Paraíba: Conceição, Ibiara, Pedra Branca, Coremas, São Bentinho e Poço de José de Moura; e, em fevereiro, a população de Princesa Isabel, Tavares e Matureia, na Serra do Teixeira, também no Sertão paraibano.

Servidores do Incra na Paraíba (Incra/PB) participam do mutirão emitindo Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIRs) e prestando informações sobre outros documentos necessários ao beneficiário da reforma agrária e sobre linhas de crédito voltadas para os agricultores assentados.

O objetivo dos mutirões é garantir o acesso à documentação e a políticas públicas para que a população, principalmente as mulheres rurais, possam viver com dignidade, tendo assegurados direitos civis, políticos e sociais. O Programa é dirigido, prioritariamente, às mulheres, mas homens e crianças acima de dez anos também são atendidos.

Parcerias

A ação é uma realização do programa Cidadania e Bem Viver, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) da Paraíba, o Consórcio Nordeste e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural conta ainda com a parceria do Incra, da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Banco do Nordeste (BNB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), do Instituto de Polícia Científica (IPC) e da organização da sociedade civil Casa Pequeno Davi.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp