RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Representantes da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, estão visitando o Maranhão para entrega dos certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão; e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.
Nesta sexta-feira (15), acontece, no Parque das Dunas, que fica na cidade de Barreirinhas, a cerimônia de entrega do certificado. O governador do Maranhão Carlos Brandão fala que o título aumenta a responsabilidade dos gestores e da população com o Parque Nacional:
Eu fico muito feliz porque o turismo gera emprego, gera renda e além de tudo mostra as nossas belezas. Eu não tenho dúvida que agora nós vamos ter mais turistas. E temos que tratar bem para que eles possam voltar. E eu sempre digo que agora aumenta a nossa responsabilidade a gente tem que cuidar bem. Não é só receber o título. A gente tem que cuidar daquelas dunas. A gente não pode jogar lixo. A gente vai tá trabalhando para fazer um aterro sanitário. Já consegui com o presidente Lula R$ 100 milhões para colocar água e esgoto em Barreirinhas e assim vai.
A comitiva da Unesco entregou, nessa quinta-feira (14), para as autoridades maranhenses, o certificado emitido pela ONU ao Bumba Meu Boi. O secretário de Cultura, Yuri Arruda, falou da importância de celebrar esse reconhecimento.
Receber esse título da Unesco não é apenas um ato simbólico; isso mostra um reconhecimento mundial de que o bumba meu boi é resistência, é fé, é identidade, é pertencimento. Então essa tradição é secular, com seus ritmos, com suas cores, traduz a memória viva, a memória criativa e diversa do povo do Maranhão.
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. Já o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade em julho do ano passado, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, ocorrido na cidade de Nova Deli, na Índia.
*Com produção de Luciene Cruz