Cultura

Lei institui data de nascimento de Reginaldo Rossi como Dia do Brega

Lei institui data de nascimento de Reginaldo Rossi como Dia do Brega


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

Duas manifestações culturais que fazem parte do cotidiano brasileiro e têm uma íntima ligação com o estado de Pernambuco foram reconhecidas pelo governo federal por suas importâncias na identidade do país: a música brega e o carnaval de Pernambuco. 

Dia 14 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional do Brega. A data remete ao nascimento do cantor recifense Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. 

A lei, já publicada no Diário Oficial da União, surgiu a partir de um projeto de autoria do deputado federal pernambucano Pedro Campos, do PSB, que destacou a importância econômica desse estilo, que movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

A instituição da data tem como objetivo dar voz ao movimento, impulsionar debates e expandir ainda mais o fomento de políticas públicas que coloque o brega e toda sua cadeia cultural e econômica em lugar de destaque no cenário nacional.

Carnaval de Pernambuco

Outra lei, também já publicada no DOU, reconhece o carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. O título valoriza ainda mais o conjunto de manifestações culturais que dão identidade ao carnaval pernambucano.

Algumas expressões que materializam as tradições do povo brasileiro durante a festa de momo são: o coco de roda, o caboclinho, o maracatu, o papangus, os bonecos gigantes de Olinda, além dos blocos que são referência da folia no Brasil como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia Noite e do ritmo singular do Frevo.

Lembrando que algumas manifestações carnavalescas pernambucanas já detêm o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): o Frevo, o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto, o Caboclinho. Além disso, em abril do ano passado, blocos e bandas de Carnaval haviam sido reconhecidos oficialmente pelo Governo Federal como manifestações da cultura nacional.