Paraíba

João Pessoa registra aumento discreto, porém contínuo, de ISTs em idosos, alerta SMS

João Pessoa registra aumento discreto, porém contínuo, de ISTs em idosos, alerta SMS


PARAIBA.COM.BR

Apesar de muitas pessoas manterem uma vida sexual ativa após os 60 anos, ainda é comum que os cuidados de prevenção não acompanhem essa fase da vida. A falta de proteção aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e pode comprometer a qualidade de vida. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado ações de conscientização voltadas ao público idoso.

Segundo a chefe do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Jessica Mendonça, os dados dos últimos dez anos mostram uma variação pequena , cerca de 0,01%, na incidência de ISTs entre idosos do município. Apesar do crescimento discreto, o cenário revela uma tendência contínua de aumento.

“Esse número não diminui a relevância do fenômeno. Ele aponta mudanças no comportamento da população idosa, que permanece sexualmente ativa, mas muitas vezes sem adotar medidas de prevenção. Além disso, a baixa incidência pode refletir subnotificação, já que idosos historicamente não são o foco de políticas de testagem ou campanhas preventivas”, explicou.

Jessica ressalta que o estigma sobre a sexualidade na terceira idade, mudanças nas práticas sexuais, percepção equivocada de baixo risco e falta de informação contribuem para que muitos idosos deixem de se prevenir. “Durante grande parte da vida adulta, o uso de preservativos não era um hábito comum. Isso dificultou a adoção desse cuidado, mesmo em novos relacionamentos. Há ainda uma falsa sensação de segurança e a ausência da preocupação com gravidez após a menopausa”, completou.

Prevenção e assistência

A Rede Municipal de Saúde oferece gratuitamente preservativos masculinos e femininos em Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Para ampliar o acesso ao diagnóstico, idosos podem realizar testes rápidos para ISTs na Policlínica da Pessoa Idosa, nas policlínicas municipais e nas USFs. O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) também é referência no atendimento.

Além da distribuição de preservativos e testagens, equipes da SMS desenvolvem ações educativas em salas de espera da Atenção Básica e em eventos públicos, como blocos de Carnaval. Profissionais de saúde são orientados a abordar a sexualidade de forma acolhedora, sem tabus, respeitando o contexto social e emocional de cada paciente.

Serviço

Policlínica da Pessoa Idosa
Endereço: Praça Caldas Brandão, anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI)
Horário: Segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h

SAE/CTA
Endereço: Rua Alberto de Brito, 413, Jaguaribe – dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe
Horário: Segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h às 16h

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.