Paraíba

FIEPB assina Termo de Cooperação Técnica com TJPB para execução do Programa Novos Caminhos na Paraíba

FIEPB assina Termo de Cooperação Técnica com TJPB para execução do Programa Novos Caminhos na Paraíba


PARAIBA.COM.BR

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, assinou, nesta quinta-feira (18), juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, um Termo de Cooperação Técnica para a execução do Programa Novos Caminhos, nas comarcas de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande e Patos.

Também participaram da assinatura a juíza e coordenadora da Infância e Juventude do TJPB, Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba, Marconi Medeiros de Souza, e o auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Abílio Sérgio de Vasconcelos Correia Lima.

O programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) articula o Judiciário, empresas e a sociedade na construção de uma rede de apoio para jovens em acolhimento, focando em educação, saúde, empregabilidade e construção de projeto de vida, com o objetivo de prepará-los para a autonomia e evitar o abandono pós-institucional depois dos 18 anos.

No estado, a iniciativa será executada em parceria com o Sistema Indústria da Paraíba (FIEPB/SESI/SENAI/IEL), com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

A ideia é oferecer cursos profissionalizantes e atividades culturais para adolescentes e jovens, especialmente aqueles que vivem ou viveram em unidades de acolhimento.

“É muito importante viabilizar a empregabilidade das pessoas que estão nesse programa. Vamos colaborar, por meio do SESI, SENAI e do IEL, para que possamos, cada vez mais, trazer os nossos jovens aos bons e novos caminhos”, afirmou o presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, explicou que o programa coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça possibilita a execução de uma política voltada à construção de oportunidades, de uma vida adulta com cidadania plena e de estabilidade para jovens com idade entre 14 e 18 anos que estão em instituições de acolhimento.

“A ideia central do programa é viabilizar um horizonte melhor para essas crianças e adolescentes na busca de um futuro mais promissor. O Poder Judiciário não poderia ficar fora dessa iniciativa. Quero agradecer a todas as instituições envolvidas e empenhadas na busca de melhorias e realizações dos acolhidos”, comentou o desembargador Fred Coutinho.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.