RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
As finais do tradicional Festival Nacional da Canção, que acontece em Minas Gerais, chegam à sua 55ª edição a partir desta quinta-feira.
Nos próximos três dias, 30 canções de músicos e compositores de diversos estados participam da semifinal e da final do evento, na cidade mineira de Boa Esperança. Hoje e amanhã, na Praça do Fórum, serão apresentadas 15 músicas por noite – 24 presenciais e 6 online. Ao final, 10 canções da categoria presencial e 2 da online serão classificadas para a grande final no sábado. As apresentações começam às 20h30. O festival distribui cerca de R$ 250 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo ao primeiro colocado.
Em cada noite, haverá shows de encerramento com artistas convidados. Nesta quinta, a atração é a Orquestra Som de Minas, de Boa Esperança. Na sexta, o cantor Fred Izak apresenta o show “Lírico”, com participações de George Israel (Kid Abelha), Henrique Portugal (Skank) e o grupo Circo da Meia-Noite, com elementos teatrais e performáticos. No sábado, a cantora e compositora Vanessa da Mata encerra o festival.
Até chegar às músicas finalistas, o evento passou por seis etapas classificatórias desde julho, com apresentações em Tiradentes, São Thomé das Letras, Perdões, Três Pontas, Coqueiral e Nepomuceno. Artistas de todo o país se apresentaram para milhares de pessoas e para os jurados. Foram cerca de 1.500 canções inscritas este ano. 120 participaram das fases presenciais e online.
Criado em 1971, o Festival Nacional da Canção nasceu inspirado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram muitos dos principais compositores e intérpretes brasileiros. Os shows deste fim de semana e das etapas anteriores podem ser acessados pelo canal youtube.com/festivalnacionaldacancao.