Cultura

Festival de Cinema de Vitória exibe 90 filmes de graça

Festival de Cinema de Vitória exibe 90 filmes de graça


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

A capital do Espírito Santo vai sediar o maior evento de cinema e audiovisual do estado. Começa neste sábado a 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória, com exibição gratuita de 90 filmes, sendo 85 curtas e cinco longas-metragens.  Vinte e oito produções são do próprio estado.

Ao todo, o evento, que vai até a quinta-feira, dia 24, conta com 11 mostras competitivas, abordando diferentes temáticas, como mulheres no cinema, cinema e negritude e cinema ambiental.

A participação no evento foi disputada, com mais de 1300 obras inscritas, em diferentes gêneros, como documentários, obras experimentais e animações. 

Larissa Delbone, produtora executiva do festival, explica como foi a seleção dos filmes.

“Os filmes são escolhidos pela comissão de seleção, que é formada por profissionais que têm estrita relação com o audiovisual, como cineastas, produtores, críticos, pesquisadores do audiovisual, que escolhem as produções da safra 2024 e 2025. A seleção dos filmes é plural;  [os filmes] abordam uma diversidade de temas que dialogam com assuntos contemporâneos, como meio ambiente, questões femininas, entre outros assuntos”.

Todas as produções concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do evento. A escolha dos vencedores é feita por  especialistas e pelo público, como explica a produtora Larissa Delbone.

“Os filmes vencedores são escolhidos pelo júri técnico do festival de cinema de Vitória, composto por especialistas profissionais ligados ao audiovisual brasileiro. O público também participa, e ao final de cada sessão escolhe seu filme preferido”.

O Festival vai homenagear duas personalidades da cultura brasileira.  Larissa destaca que os escolhidos  são artistas com trajetórias expressivas.

“Os homenageados do festival de cinema de Vitória são escolhidos pela contribuição artística à cultura brasileira. Os homenageados da trigésima segunda edição do Festival de Cinema de Vitória são Ney Matogrosso, um dos artistas mais importantes da cultura brasileira e com uma atuação múltipla no campo das artes, brilhando como cantor, iluminador, diretor de teatro e shows, e também como ator de filmes de grandes diretores. Nossa outra homenageada é a atriz, produtora e diretora Verônica Gomes, uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural do Espírito Santo”.

Além das exibições, o festival ainda conta com sessões especiais e debates. Tudo acontece no Sesc Glória, localizado no centro da cidade. Todas as atrações são gratuitas!