PARAIBA.COM.BR
A partir desta segunda-feira (07) os estudantes dos ciclos V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em escolas estaduais dos municípios de Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo, já podem se cadastrar no programa Passe Livre Estudantil. A iniciativa representa um investimento superior a R$89 milhões e oferece 44 passagens gratuitas para estudantes da rede estadual dos referidos municípios, que estejam no 9º ano ou no Ensino Médio. O benefício é renovado mensalmente a partir da frequência escolar mínima de 90% em sala de aula.
A medida, de acordo com o secretário Wilson Filho, atende o cronograma de implementação do programa. “Formatamos o Passe Livre Estudantil de maneira muito ágil para garantir que ele fosse uma realidade já no ano letivo de 2025. Inicialmente contemplamos os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, matriculados na nossa rede estadual nos municípios beneficiados. Mas ainda no ato do lançamento, fizemos o compromisso de incluir a EJA no programa. Quem estiver matriculado nos ciclos V e VI, que equivalem ao Ensino Médio já pode, a partir desta segunda, procurar o guichê do Sintur-JP no Terminal Rodoviário de João Pessoa ou o Sitrans, no Terminal de Integração de Campina Grande, que já vai sair com o cartão devidamente carregado”, destacou.
No total, cerca de 50 mil estudantes da rede têm direito ao benefício, mas até o momento aproximadamente 16 mil realizou o cadastro. Pensando em aumentar o número de beneficiados, a Secretaria de Estado da Educação está preparando um cronograma itinerante nas escolas. “O Passe Livre Estudantil da Paraíba já serve como modelo de combate à evasão escolar e inclusão no acesso à educação na rede pública de todo o país. A gente pede aos pais, aos responsáveis, que incentivem os estudantes que têm direito ao benefício a se cadastrarem. O processo é extremamente rápido e a renovação da recarga é automática, ou seja o aluno só precisa ir ao guichê apenas uma vez e a única coisa que exigimos é a frequência escolar. Na Paraíba o Governo do Estado leva o estudante até a escola e isso é revolucionário no ensino público”, ressaltou Wilson Filho.
Além dos estudantes dos ciclos V e VI da EJA, que passam a ter direito ao benefício a partir desta segunda, os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, matriculados no ensino regular em escolas de Campina, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo, também têm acesso ao programa e devem se cadastrar. No caso dos estudantes com deficiência, que por lei já possuem acesso ao transporte público gratuito, os acompanhantes podem emitir o cartão do Passe Livre, procurando os sindicatos com a documentação do estudante. Neste cenário, a recarga realizada é de 88 passagens, para assegurar o deslocamento do acompanhante com o estudante para a escola e também o retorno às suas atividades durante o dia.
Documentação necessária – RG, CPF e comprovante de residência do estudante.
Pontos de cadastro:
Sintur-JP (Terminal Rodoviário de João Pessoa):
Segunda a sexta-feira – 07h30 às 17h
Sábado – 08h00 às 12h
Sitrans – CG (Terminal de Integração de Campina Grande):
Segunda a sexta-feira – 08h às 17h
Sábado – 08h às 13h