PARAIBA.COM.BR
Cuidados paliativos são uma abordagem voltada para aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual dos pacientes. Mas, cercada de mitos e desinformação, essa abordagem multidisciplinar, que pode ser oferecida em qualquer fase de uma doença, é sempre associada à finitude. Um equívoco que pode custar o bem-estar de uma pessoa amada.
No segundo sábado de outubro, todos os anos, é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e, para ajudar a disseminar os benefícios desta abordagem de atenção à saúde, o videocast Sem Contraindicação desta semana recebe o geriatra Walter Araújo e o oncologista Fernando André.
Especialistas no assunto, Walter Araújo integra a equipe de cuidados paliativos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa; e Fernando André atua na Unidade de Oncologia e no Dia a Dia, serviço de atendimento domiciliar da do plano de saúde, voltado à assistência extra-hospitalar não emergencial.
A quem se aplica
No bate-papo com a apresentadora Linda Carvalho, os médicos explicam que o objetivo dos cuidados paliativos é preservar a dignidade e o bem-estar do paciente que esteja com uma doença grave, crônica ou em finitude, respeitando desejos e necessidades.
Eles deixam claro que, quando uma pessoa entra em cuidados paliativos, não significa que houve uma “desistência” em relação à sua vida. A abordagem pode ser utilizada, inclusive, quando tratamentos curativos estão sendo realizados. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no ano passado, pelo menos 625 mil pessoas precisam de cuidados paliativos no Brasil.
Onde assistir
O videocast Sem Contraindicação é produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é disponibilizado no YouTube (youtu.be/OUUFtnOdCTk), no Spotify e no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que tem uma seção exclusiva para o programa. Para assistir ao episódio completo sobre cuidados paliativos, é só acessar um desses canais.