Paraíba

Equipamentos para oxigenar água do Açude Velho, começam a ser instalados

Equipamentos para oxigenar água do Açude Velho, começam a ser instalados


PARAIBA.COM.BR

Os equipamentos destinados à oxigenação da água do Açude Velho, um dos principais cartões-postais de Campina Grande, começaram a ser instalados nesta segunda-feira (26). A ação integra um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para melhorar a qualidade da água do reservatório, após a retirada de toneladas de peixes mortos. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

De acordo com a gestão municipal, estão sendo instalados inicialmente seis aeradores, sendo quatro do tipo chafariz, que lançam a água para cima, e dois do tipo palheta, responsáveis pela movimentação horizontal da água. Os equipamentos chegaram ao município no dia 15 de janeiro e tiveram a montagem concluída nesta segunda-feira (26). Ainda não há data definida para a finalização total da instalação.

A prefeitura informou ainda que, posteriormente, serão acrescentados mais dois aeradores, totalizando oito equipamentos, classificados como uma “medida de caráter urgente” para recuperação ambiental do açude. A instalação está sendo priorizada na área central do reservatório.

Segundo o engenheiro civil da Sesuma, Marcus Aurélio Coutinho Barreto Filho, a estratégia busca aumentar o nível de oxigênio dissolvido na água de forma segura e controlada. “O objetivo principal é aumentar a concentração de oxigênio dissolvido na água de forma segura e controlada. Por isso, optamos por instalar os aeradores na área central do açude, evitando intervenções na lâmina superficial que poderiam provocar novos desequilíbrios, como a ressuspensão de sedimentos”, explicou.

Ainda conforme o engenheiro, a expectativa é que, em poucos dias, já sejam percebidas melhorias visíveis, como a redução da coloração escura da água e a diminuição do odor provocado pela decomposição anaeróbica.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.