Lagoa Seca

Castração animal começa com 15 atendimentos em Lagoa Seca

Castração animal começa com 15 atendimentos em Lagoa Seca


DECOM/PMLS

A parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o curso de Medicina Veterinária, da Uninassau, começou a dar resultados nesta terça-feira (6). 15 gatos foram atendidos e submetidos à castração animal nas instalações da clínica escola em Campina Grande.

Após um processo de triagem – etapa fundamental realizada para avaliar e classificar os casos, determinando a ordem de atendimento -, os animais passaram pelo procedimento cirúrgico, comandado por professores e alunos da instituição. Além disso, a prefeitura deu todo apoio aos tutores e realizou a logística necessária para o deslocamento dos bichinhos de estimação.

As cirurgias vão acontecer semanalmente e devem priorizar cães e gatos que aguardam na fila. A ação é mais um compromisso cumprido que a gestão da prefeita Michelle Ribeiro executa em prol das políticas públicas voltadas à causa animal.

O que é a castração?

A castração é um processo cirúrgico de esterilização das gônadas, que interrompe a função dos órgãos sexuais dos animais, controlando a sua procriação e evitando que o animal possa contrair variadas doenças reprodutivas e infecciosas, como a neoplasia (câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos), a piometra (infecção no útero) e a leishmaniose (uma zoonose transmitida pelo mosquito-palha).