Campina Grande

Campina Grande fortalece integração com Rede Brasileira de Cidades Criativas

Campina Grande fortalece integração com Rede Brasileira de Cidades Criativas


A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu na manhã desta quarta-feira, 12, uma reunião com representantes municipais da Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC). No encontro foi reforçado o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a valorização da economia criativa.

A RBCC é uma associação que reúne 14 cidades brasileiras, reconhecidas pela UNESCO como Cidades Criativas, entre elas Campina Grande, que se destaca na categoria Artes Midiáticas. A rede atua de forma colaborativa, conectando arte, cultura, tecnologia e inovação em iniciativas que fortalecem o desenvolvimento territorial, a cooperação institucional e a internacionalização de projetos criativos.

Durante o encontro foram discutidas estratégias de fortalecimento da atuação de Campina Grande na RBCC, bem como ações conjuntas para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à inovação e à economia criativa.

Na ocasião, também foram apresentadas as ações do Ecossistema de Inovação de Campina Grande (E.InovCG), iniciativa construída de forma colaborativa e baseada na metodologia da hélice quádrupla, que promove a integração de mais de 40 instituições públicas e privadas, conectando os eixos .org, .edu, .com e .gov. O projeto tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras com identidade regional, agregando valor local e fomentando o empreendedorismo tecnológico.

De acordo com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabiana Gomes, a integração com a Rede Brasileira de Cidades Criativas é mais um passo importante no fortalecimento do papel de Campina Grande como referência nacional em inovação.

“A presença de Campina Grande na Rede Brasileira de Cidades Criativas reforça o protagonismo do Município no cenário da inovação e da economia criativa. Essa parceria nos conecta a outras cidades e experiências transformadoras, ampliando o potencial do nosso ecossistema e fortalecendo nossa vocação tecnológica e cultural”, destacou Fabiana.

Agendapb/Codecom-PMCG