RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Viva Pequena África, formado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, pela Feira Preta e pela Diaspora.Black, lançaram nesta segunda-feira (5) o primeiro edital da iniciativa Viva Pequena África para a seleção de projetos culturais do território localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Armazém Docas Dom Pedro II/André Rebouças, nas imediações do Cais do Valongo, principal ponto de desembarque e comércio de africanos escravizados nas Américas e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial.
O objetivo da iniciativa é apoiar projetos culturais que contribuam para o fortalecimento das instituições e manifestações culturais ligadas à preservação e valorização da memória e herança africanas na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
O Viva Pequena África se soma à Iniciativa Valongo, um plano de ação liderado pelo BNDES, coordenado conjuntamente pelos ministérios da Cultura e da Igualdade Racial, e que contempla a estruturação do Distrito Cultural da Pequena África, com o desenvolvimento de instrumentos para a sustentabilidade do território.



/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/I/A/N1bhN0RuAt80SiBHSTkA/lei-do-gabario.png?w=272&resize=272,170&ssl=1)

