RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Dois mil livros foram doados pela Biblioteca Nacional para comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro. Essa é mais uma iniciativa da instituição para democratizar o acesso à leitura, estimular a formação de leitores e valorizar as comunidades. Entre os títulos doados estão publicações sobre natureza, arte, poesia e também histórias em quadrinhos.
As comunidades atendidas estão localizadas nos municípios de Cabo Frio, Búzios, Araruama e São Pedro da Aldeia. Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, reforçou o compromisso da instituição com a cidadania.
“A Biblioteca Nacional é um órgão vinculado ao Ministério da Cultura e a sua missão principal é de produzir a memória, todo o patrimônio bibliográfico, periódicos e musical, iconográfico realizados no nosso país. Mas nós também temos uma obrigação de solidariedade ao próprio país, a cidadania, e ouvimos o desejo daquilo que era possível oferecer às comunidades quilombolas e lá nos colocamos a toda disposição possível”.
Jane Oliveira, do Quilombo Maria Joaquina, uma das participantes do projeto, destacou a importância de iniciativas que facilitam o acesso aos livros para os moradores desses territórios.
“Somos muito gratos por receber os livros da Biblioteca Nacional e a leitura é muito importante nas nossas vidas. A gente sabe que cada livro que foi entregue abre uma porta para o conhecimento, fortalecer a identidade e preserva também a memória através da leitura que se constrói a cidadania”.
A Biblioteca Nacional vem realizando uma série de doações de livros para comunidades e entidades. Entre os beneficiados, também estão bibliotecas comunitárias, comunidades ribeirinhas e unidades prisionais.


