Cultura

Apresentações marcam 80 anos da Academia Brasileira de Música

Apresentações marcam 80 anos da Academia Brasileira de Música


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

Terminam neste sábado (19) as apresentações em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música. Fundada pelo maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, a instituição, sem fins lucrativos, é órgão técnico consultivo do governo federal e trabalha na disseminação da música brasileira em diferentes frentes.

Nesta sexta-feira (18), ocorre o terceiro programa, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do acadêmico Roberto Duarte. O último concerto será realizado no sábado, no mesmo local, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência de Marcelo Falcão.

André Cardoso, presidente da academia, destaca a importância da data:

“Comemorar 80 anos tem um significado muito especial, não só pela data redonda, porque a Academia Brasileira de Música, ao longo dessas décadas, implementou uma série de ações em prol da música brasileira. Ou seja, é uma instituição que foi criada para promover, divulgar, incentivar a produção musical brasileira”.

Ele destaca ainda que, entre as ações da instituição, estão séries de concertos, publicações de livros, participação em eventos e incentivo à divulgação da obra de Heitor Villa-Lobos. É a mais longa trajetória voltada à divulgação da música de concerto do país.