RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Morreu neste domingo (20) a cantora e empresária Preta Gil, nos Estados Unidos. A artista estava no país desde maio, realizando um tratamento experimental contra um câncer no intestino.
A família de Preta Gil divulgou uma nota, pelas redes sociais, em que lamenta a morte da cantora e afirma que está cuidando dos procedimentos para trazê-la de volta ao Brasil. O texto ainda pede a compreensão de amigos, fãs e profissionais da imprensa, e informa que, assim que possível, serão divulgadas as informações sobre as despedidas.
Também nas redes sociais, diversos artistas e autoridades prestaram condolências e homenagens. O presidente Lula publicou que estava “profundamente triste” com a partida de Preta Gil e fez elogios à artista. Disse que “Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público” e que “seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.”
A atriz Carolina Dieckmmann havia postado mais cedo, no domingo, dia do amigo, uma homenagem à amizade com a cantora. Depois publicou um texto dizendo para Preta descansar, expressando ainda a saudade que vai sentir da artista.
A cantora Ana Carolina, compositora da música que lançou Preta na carreira de cantora, disse que “O palco perdeu verdade. Perdeu cor, perdeu coragem. Hoje o palco está triste.” E completou: “a Preta se foi, com ela vai uma parte da minha história, das músicas, das conversas engraçadas e profundas”.
A também cantora Daniela Mercury afirmou que Preta Gil e sua luta para viver a fizeram ter mais amor pela vida. “Menina danada que está sempre em meu pensamento para nunca esquecer de cada momento que tive a chance de conviver com sua beleza.”, escreveu.
A prefeitura do Rio e o governo do estado do Rio de Janeiro decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento da artista.
Preta Gil descobriu o câncer no intestino no início de 2023. O diagnóstico impediu que seu bloco de carnaval, o Bloco da Preta, saísse naquele ano.
Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira faria 51 anos em poucos dias, em 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta.
* Com informações da Agência Brasil.