Cultura

Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

A Viradouro, tradicional escola de samba de Niterói, foi a grande vencedora do grupo de elite do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, após uma disputa acirrada. Os desfiles deste ano ficaram marcados pelas referências às religiões de matriz africana e pelas homenagens a importantes nomes da cultura brasileira.

Mestre Ciça

Nesse clima, a Viradouro levou para a avenida a história de Mestre Ciça, um dos maiores nomes do Carnaval carioca. A agremiação desfilou na madrugada de terça-feira (17), levantando o público na Sapucaí.

Ciça é o mais antigo mestre de bateria em atividade. Além da Viradouro, já regeu as baterias de Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde começou, em 1988. O mestre é reconhecido pelas bem ensaiadas paradinhas das baterias e já liderou a percussão em dois outros carnavais vencidos pela Viradouro, em 2020 e 2024.

Mestre Ciça falou sobre a emoção de ter sido tema dessa vitória:

“É o carnaval do sambista. Um desfile maravilhoso, onde a gente emocionou toda a avenida. Estou feliz, choro de felicidade. Vamos festejar na quadra até amanhã de manhã”.

A Beija-flor de Nilópolis, campeã do ano passado, ficou em segundo lugar.

Desfile das campeãs

O desfile das campeãs acontece neste sábado (21) com as seis melhores escolas, na seguinte ordem:  Mangueira, Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-flor e a grande campeã, Viradouro.

A apuração da Série Ouro será realizada nesta quinta-feira (19), às 17h.