PARAIBA.COM.BR
João Pessoa e Campina Grande já definiram as entidades estudantis habilitadas para a emissão da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) 2026. O documento é obrigatório para garantir o acesso à meia-passagem no transporte público e a outros benefícios assegurados por lei.
A autorização para emissão da carteira foi divulgada pelos órgãos de defesa do consumidor e pelas entidades responsáveis nos dois municípios.
João Pessoa
Na capital paraibana, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) habilitou quatro entidades representativas dos estudantes para a confecção e emissão da Carteira Estudantil 2026. O resultado final do credenciamento foi divulgado em 23 de janeiro de 2026.
Foram credenciadas duas entidades secundaristas e duas universitárias:
Entidades secundaristas habilitadas:
Entidades universitárias habilitadas:
De acordo com informações do Conselho Universitário de Carteiras (CUC), apesar da autorização já concedida, o início da confecção das carteiras está previsto para ocorrer entre o fim de fevereiro e o início de março. As carteiras estudantis de 2025 permanecem válidas até o dia 31 de março de 2026.
Campina Grande
Em Campina Grande, três entidades estão habilitadas para emitir a Carteira Estudantil 2026:
-
UEE (União Estadual dos Estudantes)
-
DCE-UFCG (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande)
-
CUC (Conselho Universitário de Carteiras)
No município, a emissão da nova carteira tem início nesta segunda-feira (9) e traz uma novidade: a integração da Carteira Estudantil ao cartão de transporte público Nubus. Com isso, o estudante passa a utilizar um único documento, que funciona tanto como identificação estudantil oficial quanto como cartão para recarga e uso da meia-passagem.
Como emitir a carteira em Campina Grande
Para solicitar a carteira estudantil integrada, o estudante deve comparecer ao Posto de Atendimento do Nubus, localizado no Terminal de Integração, no Parque Evaldo Cruz, munido dos seguintes documentos:
-
Documento oficial com foto
-
Comprovante de matrícula
-
Declaração escolar (para estudantes secundaristas)
-
RDM (para universitários)
A taxa de emissão é de R$ 35, conforme termo de ajustamento de conduta, para solicitações realizadas até o dia 20 de março.





