PARAIBA.COM.BR
Famílias contempladas pela Prefeitura de João Pessoa para montar tendas nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco madrugaram na orla, nesta quarta-feira (31), para garantir a melhor localização no Réveillon, no Busto de Tamandaré. A montagem, no entanto, só foi permitida a partir das 8h, com retirada dos equipamentos às 8h desta quinta-feira (1º), conforme Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que é responsável pelo uso do solo na Capital.
Claudia Cavalcante, contadora, moradora dos Bancários, foi uma entre as 188 pessoas que conseguiu a autorização do Município para armar a tenda e acompanhar os shows da virada de ano na praia. Ela, junto com três amigas, foi uma das primeiras a chegar no local para ‘marcar território’ e não perder nenhuma parte da programação.
Ela disse que esta foi a primeira vez que se inscreveu junto a Sedurb e que não encontrou dificuldade para concluir o cadastro. “Foi tudo muito rápido. Convidei os amigos, em torno de 15, que toparam viver esse momento comigo e compramos uma tenda muito boa. E estamos aqui, já planejando os próximos anos”, afirmou, elogiando a organização da Prefeitura de João Pessoa em todo o processo, desde a abertura de inscrição até a questão da organização e segurança do lugar.

O aposentado Carlos Teixeira, que veio de Rondônia para morar em João Pessoa há cinco anos, também chegou cedo com os amigos para guardar o espaço e se juntar com a família para a virada de ano. “Este é o terceiro ano que consigo a autorização para ‘acampar nas areias de Tambaú’ e assistir a virada do ano, desfrutando de uma tranquilidade que só a Capital paraibana tem. Dá para brincar, beber, dormir e comemorar com segurança. Enfim, a cidade está de parabéns pelo que oferece ao público”, destacou.
A turista Jeniffer Elias, do interior de Goiás, também está na Capital paraibana para vivenciar a experiência da virada do ano no Busto de Tamandaré. Ela disse que é a primeira vez que vem à cidade e que só tem elogios a organização, desde a limpeza a segurança pública. “É uma cidade limpa e tranquila, que espero vir mais vezes porque dá para passear sem medo de ser perturbada”, declarou, relatando que veio numa excursão com amigos e está hospedada no Bessa.
A engenheira mecânica Poliana Figueiredo veio de Campina Grande com a mãe, Maria do Socorro, para a virada do ano em João Pessoa, só que ao invés da programação na praia, elas ficarão em vigília na Igreja Universal, assim como fizeram nos anos anteriores. Antes, porém, passaram a manhã apreciando a praia de Tambaú, refletindo sobre a chegada de 2026. “Temos que agradecer o que vivemos em 2025 e acreditar em novas histórias abençoadas por Deus”, acrescentou.
Regras para ocupação do solo – O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marmuthe Cavalcanti, disse que as instalações das tendas só serão permitidas até 16h desta quarta-feira e quem não cumprir o horário, perderá o direito concedido. Já a desocupação deve acontecer até as 8h desta quinta-feira, primeiro de janeiro, mesmo tempo destinado aos ambulantes.
Ele lembra que as famílias precisam cumprir os limites impostos no termo de responsabilidade assinado com o Município, inclusive o tamanho da tenda que deve ser no máximo 5 metros quadrados e, principalmente, o tempo de ocupação da área. “Não é permitido, por exemplo, o uso de churrasqueira, nem de nenhum tipo de equipamento que tenha fonte de calor, bebidas com embalagens de vidro e uso de som. A tenda é para a família brincar, curtir e usufruir da melhor forma da nossa orla e da nossa programação”, reforçou.
Mais detalhes sobre o que não pode – É proibido o uso de churrasqueira de carvão e de gás, equipamentos de som nas tendas, venda ou repasse do Termo e Autorização, utilização da tenda para fins comerciais, colocação de tendas, mesas, cadeiras, barracas de camping e guarda-sóis nos canteiros e no passeio público, nas dunas e vegetação (áreas de preservação permanente), bem como nas áreas de passagem e demais destinadas ao uso do Município e serviços de emergência.
Recomendações – O lixo produzido é de responsabilidade do ocupante da tenda, que deverá recolhê-lo adequadamente, sob pena de multa. Outra recomendação é para que sejam utilizadas bebidas apenas em recipientes plásticos, evitando acidentes com vidro. A autorização concedida deve ser colocada na tenda, do início ao fim do evento, em local visível para os agentes de controle urbano, que estarão transitando pela área.





