Campina Grande

“Micarande das Antigas”, exposição resgata 35 anos do maior Carnaval fora de época do Brasil

“Micarande das Antigas”, exposição resgata 35 anos do maior Carnaval fora de época do Brasil


Campina Grande revisita um dos capítulos mais marcantes de sua história cultural com a exposição “Micarande das Antigas”, que será aberta ao público a partir desta quarta-feira, 10, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e é executada com recursos do Edital Biliu de Campina, através da Política Nacional Aldir Blanc (Lei 14.399/2022).

A exposição é uma mostra audiovisual que revisita os 40 anos do Axé Music e os 35 anos da Micarande, evento que projetou Campina Grande nacionalmente como sede do maior Carnaval fora de época do Brasil, movimentando a economia local e marcando gerações entre os anos de 1990 e 2008.

Com imagens históricas, vídeos, depoimentos de artistas e personalidades, além de peças icônicas como abadás, mortalhas, discos, figurinos e instrumentos musicais, a mostra oferece uma imersão sensorial e interativa, conectando passado e presente de forma inédita. O público poderá vivenciar experiências digitais e conhecer relatos que ajudam a compreender a relevância cultural, social e econômica da Micarande para a cidade.

Idealizada pelo jornalista e produtor cultural Astrogildo Pereira, a proposta nasce do desejo de preservar e valorizar a memória de um evento que se consolidou como patrimônio afetivo e cultural de Campina Grande. “O projeto preserva a história de um dos maiores eventos carnavalescos fora de época do país, homenageia o movimento da música baiana e destaca o impacto social e econômico da Micarande”, afirma Astrogildo Pereira.

A exposição também destaca artistas que marcaram época, como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Netinho, Ricardo Chaves e Luiz Caldas, além de nomes fundamentais da cena local, como Capilé, Banda Palov, Banda Artmanha e os carnavalescos que ajudaram a construir a identidade do evento, entre eles Raniere Barbosa, Hamilton Fechine, Biliu de Campina e Eneida Agra.

Com curadoria assinada pela artista visual e produtora cultural Rebeca Souza, o espaço propõe um resgate histórico que evidencia o papel da cultura festiva no fortalecimento da identidade regional e no desenvolvimento econômico, ressaltando a geração de empregos e o fomento ao comércio local promovidos pela Micarande ao longo dos anos.

A programação também inclui homenagens a personalidades que contribuíram diretamente para o sucesso do evento, como o cantor Capilé (do bloco Balanço do Amor) e o produtor Raniere Barbosa, responsável por blocos tradicionais como Coyote Maluco e Uau!.

A exposição “Micarande das Antigas” reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação da memória cultural e com a valorização das manifestações populares que fazem parte da história de Campina Grande.

Agendapb/Codecom-PMCG