PARAIBA.COM.BR
Após mais uma pane na balsa que faz a travessia entre Cabedelo e Costinha, o diretor de Operação e Fiscalização do DER-PB, Fleming Cabral, afirmou que a empresa responsável pode ter a concessão cancelada. A declaração foi dada nessa quinta-feira (4), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, após o equipamento quebrar no meio da travessia e deixar passageiros à deriva.
Segundo Fleming, o DER-PB e a Marinha do Brasil já investigam o incidente. A empresa foi notificada ainda pela manhã.
“É possível, contratualmente, o cancelamento da concessão”, afirmou o diretor. Ele disse que o órgão pediu informações oficiais e aguarda relatório técnico para decidir as medidas administrativas.
A nova falha ocorreu devido a um problema no motor de um dos rebocadores. O equipamento reserva, que poderia substituir o primeiro, também estava com defeito. Os passageiros tiveram de ser resgatados por um catamarã.
Fleming lembrou que os problemas são recorrentes. O DER já identificou atrasos constantes, além das falhas de operação. A empresa terá cinco dias para explicar os motivos das panes repetidas.
Apesar dos incidentes, a Marinha informou que as balsas estão com inspeções em dia. O diretor destacou que o problema desta quinta não teve relação com riscos estruturais, como casco danificado, e que, por isso, a balsa sempre retorna às operações após vistoria.
Mesmo assim, o contrato será reavaliado, diante da repetição das falhas.
Leia mais:
Balsa que faz trajeto Lucena–Cabedelo quebra no mar; passageiros precisaram ser resgatados por catamarã






