A secretaria da Agricultura de Campina Grande (Seagri) alertou, nesta quarta-feira (3), que os criadores deste município e da região têm até o dia 19 deste mês de dezembro de 2025 para atualizar os dados cadastrais de seus rebanhos junto ao posto de Defesa Agropecuária do Estado que funciona no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, no bairro do Ligeiro. Quem não atender a essa convocação da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca estará passível de multas e outras penalidades previstas em lei.
Devem passar pela atualização de dados cadastrais os proprietários de bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, búfalos, bem como, criações de peixes, abelhas, galinha, camarão e demais espécies. Os criadores serão atendidos na Unidade local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) que funciona no Parque Carlos Pessoa Filho.
A atualização dos dados de animais é obrigatória, devendo ser realizada a cada seis meses. A medida tem caráter preventivo, para manter a Paraíba livre da febre aftosa sem vacinação. Esta é a principal condição que garante a segurança sanitária para o trânsito de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados brasileiros, conforme explicação dada pela própria Defesa Agropecuária do Estado.
Ainda de acordo a coordenação da Defesa Agropecuária, mesmo sem a obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa, o produtor rural tem o dever de atualizar o cadastro do rebanho junto ao setor competente da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, como estabelecem Lei 9.926/2012 e Decreto 41.497/2021.
O secretário da Agricultura de Campina Grande, Kleyber Nóbrega, disse ser de fundamental importância que os criadores dos Distritos de Galante, Catolé e São José da Mata, dos sítios e assentamentos efetuem a atualização exigida, pois, representa a garantia dasanidade dos rebanhos e, por outro lado, contribui para incrementar o desenvolvimento econômico deste município e da própria região por ele polarizada.
Agendapb/Codecom-PMCG






