PARAIBA.COM.BR
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu as operações de trânsito e transporte, para garantir segurança aos fiéis, fluidez do trânsito, bem como a eficiência do transporte público, durante a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que ocorrerá neste sábado (29), até as primeiras horas do domingo (30). Neste ano, o evento religioso completará 262 anos de tradição e a estimativa é de que mais de 500 mil romeiros participem deste momento de fé.
Diversas intervenções serão executadas, incluindo bloqueios e desvios do tráfego de veículos, ao longo dos 14 quilômetros de percurso, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Complementar e paralela ao plano de trânsito, também estará garantida uma grande oferta de ônibus para a volta dos fiéis, após o evento. De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, 120 agentes, em campo e por câmeras, estarão escalados e empenhados na operação.
“Como ocorre todos os anos, nossas equipes estarão atuando na tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha, agora em seus 262 anos. Para definir todos os detalhes, realizamos várias reuniões, em parceria com a comissão organizadora e demais órgãos públicos, visando mais uma vez o sucesso total da Romaria, que atrai milhares de pessoas, priorizando a segurança de todos os romeiros que estarão prestigiando esta tradicional e grandiosa festa religiosa”, destacou.
Percurso – A Romaria da Penha terá início, às 22h, com um percurso de 14 quilômetros, que parte da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde as homenagens à santa terão seguimento, com encerramento do evento religioso, nas primeiras horas do domingo (30).
Bloqueios e desvios – No Centro, os agentes de mobilidade interditarão, a partir da manhã deste sábado, um trecho da Avenida João Machado, compreendido entre as ruas Trincheiras e Rodrigues Chaves, para a montagem do palco da celebração da missa. O sentido Cemitério Boa Sentença será bloqueado. A partir das 16h, uma das faixas no sentido Centro/bairro será interditada para o posicionamento dos trios elétricos. A partir das 18h, com a chegada da imagem da santa e maior aglomeração de fiéis, resultará no avanço dos bloqueios, com a interdição total da Avenida João Machado.
Transporte – Serão disponibilizadas duas áreas na PB – 008, uma no sentido Estação Cabo Branco e outra no sentido Centro de Convenções, para ônibus, táxis e aplicativos. Os fiéis que pretendem retornar da Penha utilizando o transporte público coletivo urbano, vão contar com uma frota de mais de 100 ônibus, que circularão a partir das 4h, saindo da entrada do bairro, na PB-008. A depender do aumento da demanda para o retorno dos fiéis ao fim do evento religioso, observada pelos agentes da Semob-JP nos pontos de parada de ônibus na PB-008, a frota poderá ser ainda mais reforçada.
A partir das 3h do domingo, com o início do retorno de parte dos romeiros para suas residências, também serão disponibilizados veículos no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), para que, de acordo com a demanda, a equipe de supervisão da Semob-JP e representantes dos consórcios, direcionem os ônibus para os bairros onde houver maior necessidade. A partir das 6h da manhã do domingo, o quadro operacional da frota voltará à normalidade para os domingos. Confira no site: portal.semobjp.pb.gov.br




