Cultura

Festa Literária das Periferias começa no Rio no próximo dia 14

Festa Literária das Periferias começa no Rio no próximo dia 14


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

Um dos mais relevantes eventos literários do país começa na próxima quarta-feira (19/11), reunindo autores, artistas diversos e público em geral. É a edição de número 15 da Festa Literária das Periferias (Flup), que acontece até o dia 23 em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, ocupando diversos pontos do bairro, como o tradicional viaduto e a Central Única das Favelas (CUFA). 
 
Com o tema “Ideias para reencantar o mundo”, esta edição do evento vai homenagear pela primeira vez uma autora viva. A escolhida é Conceição Evaristo, uma das grandes vozes da literatura contemporânea brasileira.
 
Julio Ludemir, diretor, curador geral e idealizador da festa literária, explica a escolha da escritora.

“Conceição, ela é uma unanimidade nacional. A Conceição hoje ocupa um lugar que na literatura brasileira só foi ocupado por um lado pelo Jorge Amado, por outro lado pela Clarice Lispector. A Conceição traz os dois, tanto na sua obra, como na sua persona. Conceição é a cara do Brasil”.

O diretor também destaca uma das atrações do evento, que vai unir literatura e tecnologia.

“Uma exposição usando inteligência artificial produzida, concebida por jovens negros, que estão dialogando com a obra e com o centenário de Frantz Fanon, um dos maiores, senão maior intelectual negro da história”.

Uma parte importante da Flup é voltada para crianças de escolas públicas, que serão apresentadas à história da região do tradicional bairro de Madureira.

“A gente também está organizando, em parceria com 17 escolas públicas da rede municipal de ensino, a batalha da memória. A gente está apresentando a memória de Madureira para crianças das escolas públicas de Madureira, não apenas de Madureira, mas aquelas escolas públicas pelas quais a Conceição Evaristo passou como professora, nós queremos que as crianças se apropriem, se sintam pertencentes ao bairro qual elas vivem e produzam narrativas a partir desse lugar do mundo”.

Ludemir fala ainda sobre a expectativa de participantes no evento.

“Nós estamos preparados para receber em média quatro mil pessoas por dia. Nós estamos falando de nove dias de evento. A gente tem uma expectativa de receber entre 35 e 40 mil pessoas nesses nove dias”.

A Flup 2025 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell. A programação é gratuita.