PARAIBA.COM.BR
Entre os motivos mais comuns que levam as pessoas a praticar corrida de rua, estão a perda de peso e deixar o sedentarismo. Em outras palavras, ganhar mais qualidade de vida. Mas, como em qualquer esporte, antes de começar, é preciso ter orientação profissional para aproveitar os benefícios e não comprometer a saúde. Ficar atento ao ritmo do corpo e verificar a saúde do coração estão entre as recomendações.
Com relação aos treinos iniciais para quem quer começar na corrida, é essencial ir literalmente devagar, evitando comparações e, se possível, contar com o acompanhamento de um profissional de educação física para prescrever os treinos. “O profissional entende os conceitos científicos que são necessários para te fazer evoluir, ter controle sobre o volume e a intensidade ideal, além de pontos importantes em relação a orientação da prática, como fortalecimento, tênis específicos, biomecânica, entre outros aspectos”, explica a treinadora de corrida, Ayana Arnaud.
Outro lembrete é que os corredores, sejam iniciantes ou avançados, mantenham os exercícios de musculação com regularidade. “Cuide do seu corpo como a máquina que ele realmente é e, assim, você poderá sentir não apenas na corrida, mas em todos os momentos da sua vida uma qualidade única. A corrida é um estilo de vida, uma ferramenta para uma boa qualidade de vida e longevidade”, acrescenta o treinador Tyago Kenyo.
SAÚDE CARDIORESPIRATÓRIA
Uma das avaliações médicas que os corredores devem fazer antes de iniciar no esporte é com o cardiologista. Essa recomendação é essencial, principalmente para as pessoas que têm 40 anos ou mais ou histórico de doenças cardíacas na família, conforme explica o cardiologista Hélio Lisboa.
“A avaliação inicial consiste em anamnese, exame físico e eletrocardiograma. A depender dos resultados, exames adicionais podem ser incluídos. Já aqueles que querem desempenhar atividade de maior intensidade, recomendo avaliação cardiológica prévia, independentemente da idade”, orienta o cardiologista.
Outro lembrete do médico é ficar atento ao uso de pré-treinos ou energéticos, principalmente sem orientação profissional. “O excesso de substâncias estimulantes como cafeína e taurina podem favorecer o aparecimento de arritmias e elevação da pressão arterial”, alerta.
VEJA OUTRAS DICAS
– Adquira um tênis específico para a corrida de rua
– Use roupas leves e protetor solar, caso vá correr durante o dia
– Faça um bom aquecimento, exercícios de mobilidade e alongamentos dinâmicos; movimentos de estabilidade e força também podem ajudar
– Não esqueça dos treinos educativos de corrida, como uma caminhada ou um trote leve. Eles aquecem os músculos específicos e também ajudam na coordenação
– Se você já é corredor avançado, com ou sem problemas cardiológicos, faça uma avaliação com o cardiologista anualmente
– Evite alimentos processados ou com muito sódio para não prejudicar a saúde cardiovascular
CORRIDA DA UNIMED JP
No próximo dia 30 de novembro, a Unimed João Pessoa vai realizar a segunda edição da Corridas Unimed – Circuito João Pessoa. A largada e a chegada serão no Largo da Gameleira, entre as praias de Tambaú e Manaíra, com concentração às 6h da manhã.
A corrida conta com provas de 5 e 10 quilômetros. Para quem quer ir com a criançada, o evento também tem a categoria Family Run.
As inscrições seguem abertas. Para saber mais informações ou para se inscrever, basta acessar o Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br) e clicar no banner no topo da página.




