PARAIBA.COM.BR
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, até o final do ano, 73.610 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil. A doença é a que mais mata a população feminina e vem crescendo entre mulheres jovens. A boa notícia é que, quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura podem superar os 95%.
O diagnóstico precoce do câncer de mama é o tema desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa, dentro da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
A apresentadora Linda Carvalho recebeu as mastologistas Ana Thereza Uchôa e Josivânia Santiago. De acordo com as médicas, a mamografia é o melhor exame para rastreamento do câncer de mama. Por isso, deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade. Mulheres com histórico da doença na família devem iniciar o exame ainda mais cedo.
No bate-papo, as médicas ainda falam sobre a importância de hábitos saudáveis para melhorar a saúde de um modo geral e trazem informações que sugerem por que os casos de câncer de mama estão acometendo mulheres cada vez mais jovens.
Onde assistir
Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa, um novo episódio do videocast Sem Contraindicação é publicado toda quinta-feira no canal da Cooperativa no YouTube (youtu.be/SWVpViZQMss) e no Spotify. O videocast também fica disponível no Portal Unimed JP (unimedjp.com.br/semcontraindicacao).
Com uma linha editorial voltada para saúde, qualidade de vida, bem-estar e novidades na medicina e na Unimed João Pessoa, o Sem Contraindicação já se encontra na terceira temporada. O episódio desta semana é o 87º.