Paraíba

Coopmet 2025 reúne especialistas para impulsionar inovação, sustentabilidade e produtividade na construção civil

Coopmet 2025 reúne especialistas para impulsionar inovação, sustentabilidade e produtividade na construção civil


PARAIBA.COM.BR

João Pessoa sedia nesta quinta-feira (14) no auditório do Sinduscon-JP, o Coopmet 2025, promovido pela Cooperativa da Construção Civil da Paraíba. O evento reúne engenheiros, empresários e gestores para debater o futuro do setor, destacando o papel da inovação, do cooperativismo e de metodologias capazes de elevar a produtividade em tempos de instabilidade econômica.

O presidente da Coopcon-PB, Eduardo Porto, destacou que o encontro acontece em um momento crucial, diante de uma crise institucional no Brasil e no cenário internacional, reforçando a necessidade de informação estratégica para proteger e fortalecer o setor.

Abrindo as portas do Sinduscon-JP para o encontro, o presidente da entidade, Ozaes Mangueira, ressaltou a parceria sólida com a cooperativa, que definiu como o “braço de compras” do Sindicato. Para ele, a programação do Coopmet 2025, pela qualidade das palestras e debates, promete ser enriquecedora para todos os participantes, consolidando a união entre instituições que trabalham pelo crescimento da construção civil paraibana.

Tecnologias que já transformam canteiros de obras

A programação tem nomes como o do engenheiro Lucas Bicalho, que apresentou soluções tecnológicas capazes de automatizar etapas críticas, como a análise e segurança do trabalho, a gestão de projetos e a quantificação de materiais, reduzindo em até 80% o tempo gasto em processos tradicionais. Jonas Silvestre Medeiros, pesquisador em inovação tecnológica, abordou alternativas para tornar a construção mais industrializada no Brasil, trazendo cases de sucesso em fachadas painelizadas e construção modular, além de discutir os desafios que impedem a rápida adoção de tecnologias já consolidadas no exterior.

O CEO da Agilean, André Quinderé, trouxe para o palco o conceito de “canteiros inteligentes e conectados”, mostrando como tecnologias já disponíveis podem resolver gargalos históricos do setor, ligados a custos, prazos e qualidade de obras. A proposta é demonstrar soluções práticas, com resultados concretos, que possibilitam maior assertividade na tomada de decisões e retorno sobre investimentos.

Leonardo Lima, diretor comercial da Konstroi, enriqueceu o debate apresentando o Lean Construction, ou Construção Enxuta, metodologia adaptada do sistema Toyota que busca eliminar desperdícios, otimizar processos e utilizar recursos estritamente necessários para alcançar resultados eficientes e sustentáveis. Segundo ele, trata-se de uma mudança de cultura que permite executar obras de forma mais assertiva, econômica e com melhor desempenho.

Ponto alto do evento

Será o painel especial que reunirá no final da tarde Hugo Andrade, com as qualificadas participações de Stelo Queiroga e Edivaldo Jr., que compartilharão casos de sucesso inspiradores das empresas Construtora Alliance e Comafer. O encontro, que proporciona um ambiente de troca de experiências e networking, será encerrado com sorteios de brindes e um coquetel, com tudo para se consolidar como um marco para impulsionar o desenvolvimento e a inovação na construção civil.

Cândido Nóbrega