Paraíba

Governo Trump revoga vistos de servidores brasileiros ligados ao programa Mais Médicos

Governo Trump revoga vistos de servidores brasileiros ligados ao programa Mais Médicos


PARAIBA.COM.BR

O governo dos Estados Unidos, por meio do secretário de Estado Marco Rubio, anunciou a revogação de vistos de servidores brasileiros que atuaram no programa Mais Médicos. A medida ocorre após acusações de que o programa teria sido um “golpe diplomático” e utilizado trabalho forçado de médicos cubanos.

Críticas ao programa Mais Médicos

Rubio declarou em publicação no X (antigo Twitter) que o Mais Médicos representou um golpe diplomático inconcebível, envolvendo missões médicas estrangeiras. Segundo ele, o programa teria violado requisitos constitucionais brasileiros e usado a OPAS como intermediária com o regime cubano, driblando sanções dos EUA.

O secretário destacou que os servidores brasileiros participaram do esquema de exportação de trabalho forçado, enriquecendo o regime cubano e prejudicando o povo local. Ele afirmou que dezenas de médicos cubanos relataram exploração durante o programa.

Servidores com vistos revogados

O governo americano confirmou a revogação dos vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, ambos ligados ao Ministério da Saúde na época do Mais Médicos. A decisão visa promover responsabilização de funcionários que viabilizaram o programa.

“Nossa ação envia uma mensagem inequívoca de que os Estados Unidos responsabilizam quem coopera com esquemas de trabalho forçado do regime cubano”, afirmou Rubio.

Histórico do Mais Médicos

O programa foi criado em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, para suprir a carência de médicos em cidades do interior e periferias do Brasil. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro lançou o programa Médicos pelo Brasil, substituindo o Mais Médicos.

Medidas semelhantes

Em julho, Marco Rubio também revogou vistos do ministro do STF Alexandre de Moraes e de aliados do tribunal, incluindo familiares próximos, em medidas que reforçam a postura americana sobre responsabilidade de servidores estrangeiros.

Resumo da notícia

  • EUA revogam vistos de servidores brasileiros ligados ao Mais Médicos.
  • Secretário Marco Rubio classifica o programa como golpe diplomático.
  • Vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman foram cancelados.
  • Programa teria explorado médicos cubanos com trabalho forçado.
  • Mais Médicos criado em 2013, substituído em 2019 por Médicos pelo Brasil.
  • Medida faz parte de ações americanas de responsabilização de servidores estrangeiros.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.