O número de afastamentos por problemas de saúde mental entre militares na Paraíba apresentou um crescimento alarmante de 700% nos últimos anos. A situação acende um alerta sobre a necessidade urgente de políticas públicas voltadas ao cuidado psicológico desses profissionais, que diariamente se expõem a riscos para proteger a sociedade.
Preocupado com o cenário, o vereador Dinho Papa-Léguas informou que está em articulação com o deputado estadual Tovar Correia Lima para acelerar uma proposta apresentada por ele quando ocupava o cargo de deputado na Assembleia Legislativa da Paraíba: a criação do Observatório da Saúde Mental e até a implementação de outros programas de apoio permanentes para a corporação.
De acordo com Dinho, a medida é fundamental para garantir atendimento especializado, acompanhamento contínuo e ações de prevenção.
“Não podemos perder mais guerreiros para o suicídio ou para doenças emocionais que poderiam ser prevenidas. Cuidar de quem cuida da gente é uma questão de urgência, respeito e humanidade”, afirmou.
O Observatório teria como função monitorar os casos, identificar fatores de risco, oferecer suporte psicológico e desenvolver estratégias para preservar a saúde mental dos policiais militares e civis da Paraíba.
Agendapb/Ascom – Ver.DinhoPapa-léguas