Paraíba

Volume de vendas do varejo da Paraíba cresce 9,1% em maio e registra maior alta do País, revela IBGE

Volume de vendas do varejo da Paraíba cresce 9,1% em maio e registra maior alta do País, revela IBGE


PARAIBA.COM.BR

Descolando da maioria dos Estados, as vendas relacionadas ao Dia das Mães deste ano da Paraíba tiveram forte impacto na performance do varejo do mês de maio. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o volume de vendas de maio cresceu 9,1% sobre o mesmo período do ano passado, apresentando a maior taxa de crescimento do País.

É o segundo mês consecutivo que a Paraíba registra o maior crescimento do País. No ajuste do IBGE publicado neste mês, referente ao mês abril, o indicador do varejo da Paraíba também alcançou o maior crescimento do País com alta de 12,8%, passando Santa Catarina com 12,5%.

MAIORES CRESCIMENTOS – Segundo dados da pesquisa, os Estados da Paraíba (9,1%), de Alagoas (6,7%), do Espírito Santo (6,5%) e do Distrito Federal (6,4%) apresentaram as maiores altas de maio no varejo, enquanto o país registrou alta de 2,1%.   No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba apresentou alta de 6,7%. Já o país acumula crescimento bem abaixo dos cinco meses deste ano 2,2% sobre o ano passado.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba apresentou a maior taxa de expansão do País em maio (6,1%) sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa do País foi de apenas 1,1%. No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba acumula alta de 6,7% e a do País 1,1%.

SEGMENTOS QUE MAIS SE DESTACARAM – De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou resultados positivos em dois dos últimos três meses (março e maio), os quais têm relação com a depreciação do dólar que acontece desde fevereiro.

“Já o resultado positivo para Móveis e eletrodomésticos, também em maio, reflete um ano melhor para a categoria, que vinha se desenvolvendo com um certo viés negativo até o primeiro semestre do ano passado, mas que depois disso teve um bom período de crescimento a partir do segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025, apesar dos resultados negativos em março e abril”, apontou.

DEVER DE CASA BEM FEITO – Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, a manutenção de uma gestão fiscal equilibrada no Governo da Paraíba há seis anos é um dos maiores trunfos da gestão do governador João Azevêdo, principalmente quando o cenário macroeconômico nacional se apresenta mais desafiante com taxas de juros mais altas e que tende afetar setores como o varejo. Contudo, com as contas públicas em dia do Estado, sobra poupança para realizarmos investimentos públicos em obras estruturantes, que ajudam também a gerar emprego, renda e consumo para o varejo. Isso tudo ainda aliado a uma política de desenvolvimento que anda de mãos dadas com o setor privado que tem gerado novos investimentos, atraído novos negócios, além de emprego e renda. É por isso que a Paraíba vem se destacando nacionalmente em indicadores como varejo, emprego e potencial de consumo, mesmo em um ano difícil diante da conjuntura de taxas de juros mais altas”, frisou

REFIS BUSCA MANTER EMPREGOS E CONSUMO – Marialvo acrescentou que como o Estado está com contas equilibradas, o governador João Azevêdo, sensível a situação dos empresários diante das altas nas taxas de juros, autorizou a realização de um Refis Ampliado no Estado com descontos de até 99% de juros e multas, que começou este mês. Sabemos que o aumento dos juros no Brasil, além de prejudicar as empresas, encarece o preço ao consumidor final, reduz a demanda e vendas, daí a necessidade do Refis. É uma forma de dar um apoio às empresas da Paraíba, melhorar o seu fluxo de caixa e, assim, manter os empregos e, por consequência, o consumo que é tão importante ao varejo”, justificou.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

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